Há uma semana em operação, consignado do Auxílio Brasil registrou cerca de 2 mil reclamações nas redes sociais, canais oficiais e portais de reclamações
Jean Albuquerque Publicado em 19/10/2022, às 11h16
Tendo apenas uma semana em operação, o consignado do Auxílio Brasil registrou ao menos duas mil reclamações nas redes sociais, canais oficiais e portais de reclamações, a informação é do monitoramento que foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
O levantamento do IDEC realizado entre os dias 11 e 17 de outubro, encontrou reclamações graves contra os bancos que estão ofertando o crédito, Caixa Econômica Federal, Banco Pan e a fintech MeuTudo. Ouvido pelo Portal iG, o Banco Pan afirmou que no momento não irá receber novas propostas do consignado para beneficiários do Auxílio Brasil.
+ Senado aprova extensão dos contratos dos analistas censitários do IBGE
Assim que foi liberado o crédito para este grupo, a coordenadora do programa de serviços financeiros do IDEC, Ione Amorim, que participou do monitoramento e também foi ouvida pelo iG, disse que as queixas começaram com alguns problemas operacionais, mas se estenderam para questões mais graves.
Um dos problemas relatados no início da semana é referente a problemas no acesso, instabilidade técnica e falta de suporte para os clientes por parte das instituições financeiras, isso aconteceu após a liberação do crédito.
Com o passar dos dias, outros problemas foram apontados pelos usuários, como ligações oferecendo linha de crédito a clientes, o que o IDEC classifica como venda casada, como a oferta do seguro prestamista, além de ser considerado assédio ao consumidor.
Dentre as questões, Iona pontua a "falta informação, clareza e transparência para a pessoa entender o que está contratando". A coordenadora ainda afirma que os consumidores não têm acesso à informação sobre o produto e em relação aos contratos de uma maneira melhor explicada. Além da não transparência sobre a negativa do crédito ou quando ele é aprovado em um valor diferente.
O posicionamento da Caixa é de que todo o processo de contratação acontece por meio de um canal que utiliza "linguagem simples e usabilidade simplificada" e que a possibilidade de contratação do seguro prestamista é bem explicada pelo canal Caixa Tem.
A coordenadora do IDEC ressalta que o crédito precisa ser utilizado de maneira planejada para não gerar grandes dívidas. A defesa do órgão é de que pudesse haver mais informações sobre educação financeira no momento do oferecimento do crédito.
*Com informações do Portal iG
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil