A Receita Federal divulga a consulta do 4º lote de restituição do Imposto de Renda. Saiba como verificar se você está incluso e confira os detalhes sobre o depósito bancário
Victor Meira Publicado em 22/08/2023, às 11h02
A Receita Federal anunciou que a espera pelos valores da Restituição do Imposto de Renda está prestes a chegar ao fim. O quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 estará disponível para consulta a partir das 10h da próxima quinta-feira (24). Além das restituições referentes ao exercício atual, esse lote também englobará restituições residuais de anos anteriores.
No dia 31 de agosto, está programado o depósito bancário das restituições para um total de 6.118.310 contribuintes, somando um montante de R$ 7,5 bilhões. Dentre esse valor, cerca de R$ 914,1 milhões serão direcionados aos contribuintes com prioridade legal.
+Bolsa Família: mais de 21 milhões de pessoas recebem o benefício; veja o calendário de pagamentos
Dentro desse grupo prioritário, destacam-se:
O lote também abrange 5.761.117 contribuintes que enviaram suas declarações até o dia 29 de maio deste ano, mas não estão enquadrados nas categorias prioritárias.
+Cansou do trabalho presencial? Veja áreas que estão crescendo no home office
Para conferir se você está incluso no 4º lote de restituição, acesse a página da Receita Federal na internet e escolha a opção “Meu Imposto de Renda”, seguida de “Consultar a Restituição”. A consulta pode ser realizada também pelo aplicativo oficial da Receita Federal em dispositivos móveis.
A distribuição dos valores será realizada no dia 31 de agosto, diretamente na conta bancária ou na chave Pix associada ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) informado na declaração de Imposto de Renda.
Caso o seu nome não conste na lista do quarto lote, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de revisão.
+Concursos no Paraná estão com mais de 2 mil vagas abertas e salários de até 11 mil
Em casos de problemas na disponibilização da restituição na conta indicada, como contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Após um ano sem resgatar o valor, o contribuinte deve requerer a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e solicitando a restituição não resgatada na rede bancária.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil