Dinheiro esquecido: quando o Banco Central vai liberar os novos valores a receber?

Segundo o Banco Central, ainda restam cerca de R$ 4 bilhões a serem devolvidos para os brasileiros pelo Sistema Valores a Receber. Páginas fakes tentam aplicar golpe

Mylena Lira   Publicado em 27/10/2022, às 19h54

Divulgação

Segundo o Banco Central, ainda restam cerca de R$ 4 bilhões a serem devolvidos para os brasileiros pelo Sistema Valores a Receber, desenvolvido no primeiro semestre de 2022 para reembolsar quem tem dinheiro esquecido nos bancos. A iniciativa foi dividida em duas etapas, sendo que a segunda fase de crédito deveria ter sido iniciada em maio.

Ao todo, 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas puderam resgatar a grana no início do ano. Mesmo quem já recebeu pode ter direito a novas quantias, referentes a contas bancárias fechadas ou restituição de cobrança indevida que eventualmente tenham ficado para o segundo lote de consulta e saque.

+Pesquisa Datafolha: Bolsonaro cai e Lula mantém liderança; Brancos e indecisos sobem

Valores a Receber: novas regras

De acordo com o Banco Central, o procedimento para acesso à grana será facilitado. Antes, quem consultava a página oficial e identificava quantia para saque precisava voltar no site em data posterior, agendada pelo próprio sistema, para pedir a transferência para sua conta bancária atual, via PIX.

Porém, o BC alterou as regras. Na nova fase de consulta e recebimento, o saque do dinheiro poderá ser requisitado no ato da consulta, no mesmo dia. O agendamento foi retirado do circuito. Além disso, desta vez, o Banco Central vai divulgar informações sobre valores de falecidos.

Vale lembrar que novas fontes de recursos serão incluídas na próxima etapa:

+Licenciamento de veículo: últimos dias para donos de carros com ESTA placa evitarem multa em SP

Cuidado para não cair em golpe

O site oficial para consultar se existe ou não dinheiro a ser sacado é o valoresareceber.bcb.gov.br. Algumas páginas na internet aproveitam que as pessoas estão curiosas para saber se têm dinheiro esquecido a ser restituído e cobram para revelar em qual instituição financeira, supostamente, o usuário deixou grana para trás. 

Porém, evite informar seus dados pessoas em portais desconhecidos porque podem usá-los para fraudes e até mesmo virar vítima de um golpe. O Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

"Ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!", ressalta a página de serviços do governo federal que explica como o procedimento funciona. 

Será preciso segurar a ansiedade. O BC ainda não divulgou quando vai liberar a consulta, temorariamente suspensa para aprimoramento. Ao entrar na página oficial do programa, o interessado se depara com uma mensagem que diz que o banco trabalha em melhorias do SVR e na inclusão de novos valores. "Em breve, o Banco Central divulgará a data de reabertura do sistema para novas consultas e resgate dos saldos existentes", reforça o comunidado.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil