O licenciamento de veículo de outubro entra na reta final no Estado de São Paulo, que adotou calendário diferente neste ano. Saiba como licenciar online
O licenciamento de veículo de outubro entra na reta final no Estado de São Paulo, que adotou calendário diferente neste ano. Por isso, é bom não dar moleza porque a multa por circular com a documentação do possante atrasada é de quase R$ 300,00. E o prejuízo não para aí: será preciso pagar guincho e diária porque ele será removido a um pátio.
Além disso, o proprietário recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois é uma infração de trânsito gravíssima, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma lei federal que vale para todo o país. Vale ressaltar que o licenciamento é obrigatório em todo o território nacional e deve ser feito anualmente, mas cada Detran tem autonomia para definir a ordem e a data limite para regularização.
Em São Paulo, com a mudança no cronograma, neste mês, precisam ser licenciados automóveis, motos, ônibus, reboque ou semirreboque com placas terminadas em 7 e 8 e também os caminhões registrados no estado com placas finais 3, 4 e 5. Veja a seguir como fazer o procedimento online, pelo celular ou computador.
A taxa para emitir a nova documentação custa R$ 144,86, menos da metade do valor da multa de trânsito prevista para quem circular sem o licenciamento de 2022 a partir de 1º de novembro. Basta acessar o site do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e clicar em "Veículos" na barra superior preta.
LEIA TAMBÉM
Na sequência, selecione "Licenciamento anual (CRLV-e)" no último quadrado azul do lado esquerdo, novamente clique no nome desse serviço e, depois, aperte o botão azul "Faça pela internet". O sistema pedirá para fazer login, com o CPF e senha. É possível entrar com o Facebook ou com a conta do Gmail, desde que tenha vinculado essas redes sociais no portal ante. Confirme os dados e conclua o serviço online.
Pague a taxa e quite eventuais débitos existentes no veículo, como IPVA e multas, por exemplo. Espere passar 24 horas após o pagamento e acesse o portal do Detran.SP novamente, o portal de serviços do Senatran ou, ainda, o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) para fazer o download do e-CLRV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) no seu celular.
Não precisa imprimir, pois a versão digital pode ser apresentada na tela do smartphone mesmo ao agente de trânsito em uma eventual fiscalização. Caso não queira se preocupar em sempre estar com a bateria do aparelho carregada, pode imprimir em folha A4 (papel sulfite) comum.
Veja abaixo quem deve licenciar nos próximos meses:
Veículo de passageiro, ônibus, reboque e semirreboque:
Veículo registrado como caminhão
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.