Dívidas em dia: programa Desenrola Brasil é prorrogado e oferece descontos de até 96%

Medida provisória será publicada nesta quinta-feira (28), estendendo o programa devido à alta demanda. O acesso ao programa tem sido facilitado ao longo do ano

Pedro Miranda   Publicado em 28/03/2024, às 00h14

Divulgação/JC Concursos

O Programa Desenrola Brasil, que oferece a renegociação de dívidas para pessoas físicas inadimplentes, terá sua vigência prorrogada pelo governo pela segunda vez. Segundo fontes do Ministério da Fazenda, uma medida provisória com a extensão do programa será publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28).

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Inicialmente previsto para encerrar em dezembro, o programa já tinha sido prorrogado até 31 de março devido ao aumento da demanda, especialmente após a integração com aplicativos de bancos, como o Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem.

Agora, a prorrogação visa beneficiar especialmente a Faixa 1 do Desenrola, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com dívidas de até R$ 20 mil.

Programa Desenrola Brasil já beneficiou cerca de 14 milhões de pessoas

Desde outubro do ano passado, essa categoria de renegociações já estava em vigor. O governo facilita o acesso ao programa ao longo deste ano, permitindo, por exemplo, que pessoas com perfil bronze no Portal Gov.br pudessem parcelar suas dívidas. Essa medida aumentou significativamente o número de negociações diárias.

A integração do Desenrola Brasil com plataformas de instituições financeiras e empresas como Serasa e Correios também contribuiu para ampliar o alcance do programa. Mais de 700 empresas participam do mutirão, oferecendo descontos de até 96% e mais de 550 milhões de ofertas no MegaFeirão do Desenrola.

Até o momento, o programa já beneficiou cerca de 14 milhões de pessoas, que renegociaram R$ 50 bilhões em dívidas. Os descontos médios oferecidos estão em torno de 83%, podendo chegar a 96%, com opções de pagamento à vista ou parcelado sem entrada, e prazos de até 60 meses para quitar o débito.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Governo federal Programas sociais Renegociação de dívidas Desenrola
Sociedade Brasil