Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera intenções de voto para a Presidência da República no Estado de São Paulo, Bolsonaro fica em segundo
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 07/07/2022, às 16h00
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência da República no Estado de São Paulo, segundo pesquisa realizada pela Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (7). Saiba mais detalhes.
Em SP, 37% dos eleitores afirmaram que votariam em Lula, seguido de 32% de Jair Bolsonaro (PL), 9% do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
A senadora Simone Tebet (MDB) registrou 3%. O deputado federal André Janones (Avante), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), o empresário Pablo Marçal (Pros), o cientista político Felipe Davila (Novo) e o ex-deputado José Maria Emmel (DC) cada um com 1%. Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram. Todos esses candidatos estão tecnicamente relacionados dentro de uma margem de erro.
O resultado da pesquisa é referente ao cenário com 12 pré-candidatos, ao ser aplicada a pesquisa estimulada, isto é, os entrevistados recebem uma lista prévia de nomes que concorrem ao Planalto.
+++ Número de famílias endividadas caiu pelo segundo mês seguido; entenda
A pesquisa Quaest divulgada hoje não pode ser comparada a anterior que foi divulgada em maio, já que houve uma mudança no cenário testado. O nome do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) foi removido, após ele ter deixado a disputa e foram incluídos os nomes de Vera Lucia, Marçal, Eymael, Péricles e Manzano.
Cenário 1
No caso de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro no Estado de São Paulo, a pesquisa Genial/Quaest mostrou que o ex-presidente aparece com 46% dos votos dos eleitores paulistas e Bolsonaro fica com apenas 37%.
Para a realização da pesquisa foram ouvidas 1.640 pessoas pessoalmente, entre os dias 1º e 4 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números SP-05318/2022 e BR-03964/2022 e teve o custo de R$ 141.300.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil