Eleições 2022: nova pesquisa traz Haddad (PT) isolado na liderança pelo Governo de SP

Levantamento foi feito pela Pesquisa Real Time Big Data, contratada pela Record TV, e entrevistou 1.500 cidadãos nos dias 20 e 21 de maio. Confira todos os cenários simulados para as eleições 2022

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR   Publicado em 23/05/2022, às 17h31

Divulgação/Rede Social Haddad

No dia em que o ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou a desistência da pré-candidatura para presidente, nova pesquisa sobre as intenções de votos para as eleições 2022 mostra que Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), lidera com folga o ranking dos pré-candidatos ao governo paulista, pois tem 29% da preferência dos eleitores.

Empatados em segundo lugar, com 15%, aparecem Márcio França (PSB) e o ex-ministro Tarcísio Feitas (Republicanos), este último é o candidato do Bolsonaro ao executivo de São Paulo. O percentual de quem respondeu que vai votar branco ou nulo é superior ao índice dos dois: 18%. Os indecisos, que não sabem em quem vão votar ou não responderam o questionamento, representam 12%.

O atual governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB) foi citado por 7% dos entrevistados e figura em terceiro lugar nas intenções de voto para as eleições 2022. Abraham Weintraub (PMB), Elvis Cezar (PDT), Felício Ramuth (PSD) e Vinícius Poit (Novo) vêm na rabeira com 1% cada. Os demais não pontuaram.

O levantamento foi feito pela pesquisa Real Time Big Data, contratada pela Record TV, e entrevistou 1.500 cidadãos por telefone nos dias 20 e 21 de maio. O registro no Tribunal Superior Eleitoral foi feito sob o número SP-05693/2022 e tem 95% e confiança. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

+Câmara aprova pagamento adicional no valor da aposentadoria de mães; entenda

Eleições 2022 para governador de SP: 1º turno

A pesquisa testou diversas listas de pré-candidatos para o 1º turno das eleições. De forma estimulada, quando os nomes dos políticos são indicados aos entrevistados, Haddad lidera todos os cenários dos quais participa. Um ponto curioso é que, no cenário sem o petista na disputa, o percentual de bracos e nulos sobe de 18% para 26%. Além disso, os indecisos aumentam de 12% ou 13% para 17%.

Confira cada um dos cenários testados:

1º Cenário

2º Cenário

3º Cenário

4º Cenário

+Imposto de Renda chega nos últimos dias para declaração. Faça 100% online

Eleições 2022: 2º turno em São Paulo

Para o 2º turno, foram simulados seis cenários. Fernando Haddad venceria dois, contra Tarcísio Feritas (35% x 27%) e Rodrigo Garcia (36% x 21%), mas empataria ao concorrer contra Márcio França (33% para ambos). As demais opções, sem o petista na disputa, revelam que Márcio França derrotaria seus oponentes (com até 25% de diferença). Na hipótese do enfrentamento de Tarcísio Freitas contra Rodrigo Garcia, o candidato e Bolsonaro levaria a melhor (26% x 18%).

Estamos diante de uma oportunidade única de São Paulo e o Brasil remarem juntos para o lado certo. Mudar as coisas para melhor.
Obrigado, Zona Leste. pic.twitter.com/2YbtNEUty5

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) May 21, 2022

+++Acompanhe as principais notícia sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil