Enem 2020: Saiba o que NÃO fazer na hora da redação

Muitos estudantes já se preparam para a prova e, especialmente, para temida redação do Exame Nacional do Ensino Médio

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 26/06/2020, às 10h18 - Atualizado às 10h25

Divulgação

O Enem 2020 ainda não tem uma data confirmada para ser aplicado, já que foi adiado devido a pandemia de Covid-19. O Ministério da Educação fez uma consulta com os inscritos para avaliar qual a melhor alternativa. Mesmo assim, muitos estudantes já se preparam para a prova e, especialmente, para temida redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

A preparação para o Enem 2020 requer muita atenção para a redação, já que a nota é decisiva para conquistar uma vaga no ensino superior. A professora especialista em redação e gramática, Pamella Brandão, e o professor e assessor de Língua Portuguesa do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, participaram recentemente de uma live com mais de 15 mil alunos de todo o Brasil interessados em saber não apenas o que faz uma boa redação, mas principalmente, o que não se deve fazer, a fim de evitar perdas de pontuação.

Na ocasião, a live destacou aspectos relativos à norma padrão da língua, uma das competências avaliadas em uma redação. Os dois especialistas garantem que não adianta ter uma boa ideia e bons argumentos se a redação apresentar inúmeros erros que possam significar desconto em uma das competências avaliadas no texto e que pode comprometer a nota final da produção textual. E alguns deles, muito comuns nas redações, são cometidos pelos candidatos sem que sequer percebam. Os professores alertam que os estudantes precisam identificar quais são esses erros para conseguir evitá-los.

Enem 2020: Veja dicas sobre o que não fazer na hora da redação

Enem 2020 tem 5,8 milhões de inscritos para a prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) teve 5,78 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado no último dia 23 de junho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Destes, 5,68 milhões se cadastraram para fazer o exame impresso e outros 96 mil para a versão digital, que ocorrerá pela primeira vez.

O Enem 2020 ainda não tem data para ocorrer. Uma consulta está aberta até o dia 30 de junho para os participantes aos participantes opinarem sobre a data. Confira todos os detalhes aqui.

enem

Leia também

Inep abre consulta on-line para nova data do Enem 2020; saiba como votar
Adiamento do Enem 2020: veja dicas para lidar com a ansiedade
Consulta sobre nova data do Enem 2020 começa no dia 20 de junho
Instituto Eurofarma abre vagas para cursos gratuitos para Etec e Enem em São Paulo
Fatec 2020: datas alteradas do processo seletivo para o segundo semestre

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.