MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Adiamento do Enem 2020: veja dicas para lidar com a ansiedade

A edição 2020 do Enem recebeu 6,1 milhões de inscrições e 5,7 milhões já estão confirmadas

Enem 2020
Enem 2020 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/06/2020, às 13h09 - Atualizado às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Com o adiamento do Enem 2020, que estava programado para novembro deste ano, aliado ao isolamento social, muitos estudantes convivem com um novo dilema. Afinal, como lidar com a ansiedade diante da indecisão de uma nova data para o exame? Vale destacar que o Ministério da Educação (MEC) abrirá uma consulta, na qual os estudantes inscritos poderão optar por um novo dia de avaliação.

O coordenador do ensino médio do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo, Dionei Andreatta explica que o isolamento contribui para o aumento da ansiedade ao passo que deixa os jovens apreensivos e tensos diante desse período de incertezas, como se algo de negativo pudesse acontecer a qualquer momento. “As indefinições quanto ao futuro e inseguranças são fatores que contribuem para um estado de angústia e de preocupação constantes”, avalia.

Dionei explica que, para tentar minimizar o estresse e a ansiedade no período é importante estabelecer marcadores de rotina, como tempo dedicado ao sono, ao lazer, à espiritualidade, às atividades domésticas e ao estudo.

“É importante introduzir nessa rotina algumas atividades que promovam a conexão com o tempo presente, com o corpo e a com a alma e que dêem uma satisfação pessoal, como leitura, atividades físicas e meditação, integrados a uma boa alimentação. Manter a mente tranquila e o corpo saudável contribuem para o sucesso nesta jornada”, reforça o professor.

Outro ponto destacado por Dionei é que os jovens procurem manter as interações sociais, mesmo que por meio da tecnologia. “Essa atividade é determinante para ajudar a reduzir os prejuízos emocionais da quarentena”, explica.

A combinação de uma rotina intensa de estudos, a pressão da tomada de decisão e o medo do futuro geram sintomas como irritação, cansaço, desânimo e insônia. Com a tensão, muitos ainda deixam de se divertir e praticar atividades que geram prazer, o que pode contribuir para agravar esses sentimentos.

Além de se dedicar aos conteúdos que serão avaliados, Dionei lembra que, para ter sucesso no resultado do Enem 2020, é importante que os estudantes tenham consciência sobre si mesmos e acerca dos obstáculos que precisam ser enfrentados.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo Empregos Enem 2020

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

11/05/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/05/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
24/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
31/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
07/02/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.