Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), muitos estudantes reforçar os estudos para se dar bem na prova
Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br Publicado em 07/01/2021, às 13h20 - Atualizado às 13h39
Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), que devido a pandemia de Covid-19 será aplicado em 2021, muitos estudantes reforçar os estudos para se dar bem na prova. A preparação gera grandes expectativas e, com isso, se as emoções não forem compreendidas e significadas, podem atrapalhar o desempenho no exame. Por isso, o desafio é vencer o medo e a ansiedade no período que antecede os exames nacionais e os vestibulares, para não perder todos os esforços e tempo dedicados ao estudo e preparação.
Para o coordenador do Ensino Médio do Marista Glória, Marcos Aurélio Pereira, uma dica muito simples para “segurar a ansiedade” durante a prova é inspirar e expirar. Seja antes, ou durante a prova, controlar a respiração é uma das melhores maneiras de acalmar a mente. Ao se concentrar no ar que entra e sai pelo nariz, é possível encontrar tranquilidade e esvaziar a mente. Ao prestar a atenção na respiração, é mais fácil focar no momento presente e minimizar a ansiedade.
Por conta da pandemia da Covid-19, houve mudanças nas datas do Enem 2020. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Confira, a seguir, cinco dicas do especialista para se dar bem na prova do Enem 2020.
A sugestão é que os alunos criem uma rotina de estudos, se dedicando um pouco a cada conteúdo, todos os dias. Neste ponto, é preciso fazer um planejamento priorizando estudar as matérias que têm mais dificuldade.
É importante que os candidatos estejam atentos aos acontecimentos atuais, já que os vestibulares, o Enem 2020 e, principalmente as redações, irão cobrar esse conteúdo.
Normalmente, o Enem 2020 tem solicitado temas que envolvem questões de problemas sociais, para que o candidato possa discuti-los com propriedade e profundidade. Assim, é possível avaliar o quanto esse aluno está engajado socialmente e o quanto consegue perceber os problemas que estão em seu entorno.
Cada aluno precisa analisar o período que consegue obter maior rendimento e produtividade. É importante reservar quatro horas diárias para o estudo, porque também é necessário ter tempo para relaxar e descansar. O melhor é organizar bem os horários para conseguir aproveitar com mais eficiência.
Cada aluno tem um estilo próprio de estudar. Alguns se concentram mais sozinhos, enquanto outros conseguem aprender mais estudando em grupo. Portanto, é importante ser sincero consigo mesmo e escolher uma metodologia que de fato o auxilie.
Quanto à redação, faça resumos das atualidades para construção de repertório. Leia com atenção os textos auxiliares e prepare seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho. Depois, volte ao seu texto para passá-lo a limpo.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.