MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Enem 2020: Inep divulga a Cartilha de Redação para a prova

O Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, enquanto o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Enem 2020
Enem 2020 - Divulgação

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/01/2021, às 11h34 - Atualizado às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, divulgou a cartilha de redação do Enem 2020, documento que explica a redação da prova. Nesta edição, são 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira a cartilha do participante - redação do Enem 2020 anexada na página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

A redação do Enem 2020 - Cartilha do Participante traz como novidade as versões inéditas para surdos, pessoas com deficiência auditiva ou com dislexia. O documento explica como deve ser a estrutura da redação, informa o método de correção da prova e traz exemplos de textos que tiraram nota mil no Enem 2019.

De acordo com a cartilha, a redação do Enem 2020 deverá ser um texto em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com mais de 7 linhas (máximo de 30 linhas). Vale destacar que a redação será avaliada por dois corretores e, em caso de grande divergência de pontuação, um terceiro fará a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências.

A correção é feita por competências, sendo que o Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual. Veja:

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa..
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa..
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Conforme o documento, é possível zerar a redação do Enem 2020 nos seguintes casos: Fuga total ao tema; Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo; Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho; Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas); Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante; Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação; Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto; Parte que esteja desconectada do tema proposto; Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico; Texto que tenha predominância de língua estrangeira; ou Texto ilegível.

E como será o Enem 2020?

Devido a pandemia de coronavírus, o Enem 2020 foi adiado para 2021. Já o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) será divulgado na próxima terça-feira, 5, com os locais de prova e informações sobre atendimento especializado. O Enem impresso está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro, enquanto o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O primeiro dia terá 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas. O segundo contará com 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.

+++ Confira mais informações sobre o Enem 2020 na página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Siga o JC Concursos no Google News

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

+ Resumo Empregos Enem 2020

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Até R$ 85,00
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Escolaridade: Ensino Médio, Ensino Técnico
Faixa de salário:
Organizadora: INEP
Estados com Vagas: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO‍, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO

+ Agenda

11/05/2020 Abertura das inscrições Adicionar no Google Agenda
22/05/2020 Encerramento das inscrições Adicionar no Google Agenda
17/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
24/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
31/01/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
07/02/2021 Prova Adicionar no Google Agenda
enem

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.