O edital do Enem 2023 prevê a reaplicação da prova em algumas situações. Inep esclarece que haverá somente uma reaplicação. Veja detalhes
Pedro Miranda Publicado em 06/11/2023, às 19h10
Milhões de estudantes participaram nesse domingo (5) do primeiro dia de aplicação das provas da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas e se o candidato não compareceu por doença contagiosa ou problemas de logística tem direito a fazer a prova em outra data?
Sim. O edital do Enem 2023 prevê a reaplicação da prova em algumas situações. A nova aplicação será nos dias 12 e 13 de dezembro, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame. Para solicitar a reaplicação, o candidato deve fazer o pedido entre 13 e 17 de novembro pela Página do Participante.
Doenças infectocontagiosas: O participante ausente devido a doença infectocontagiosa poderá solicitar a reaplicação das provas. As doenças incluem tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Candidatos que tiveram indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação do exame, precisando deixar o local, sem retornar ou não concluindo as provas, não podem solicitar a reaplicação.
Problemas logísticos: Problemas logísticos, como desastres naturais que comprometem a infraestrutura do local de provas, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo comprovado ao participante, também são motivos para reaplicação.
O participante afetado por problemas logísticos no primeiro dia de aplicação das provas deve comparecer no segundo dia de aplicação, dia 12 de novembro, e solicitar a reaplicação somente para o primeiro dia.
Local de prova distante: Pessoas alocadas para locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição têm direito à reaplicação da prova.
Para solicitar a reaplicação, o candidato deve apresentar a solicitação na Página do Participante e fornecer um documento comprovante da necessidade da reaplicação do exame, como um diagnóstico de doença. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio, e o prazo para solicitação vai de 13 a 17 de novembro, sem aceitação de pedidos após esse prazo.
O edital esclarece que haverá somente uma reaplicação, programada para os dias 12 e 13 de dezembro de 2023, conforme as informações divulgadas pelo Inep. Portanto, os candidatos que se encontram em situações elegíveis para a reaplicação devem ficar atentos aos prazos e procedimentos estabelecidos no edital para garantir seu direito a uma nova oportunidade de realizar o Enem.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil