Candidatos a uma vaga em Universidade Pública têm até esta sexta (16) para fazer a inscrição do Enem 2023; Exame será realizado 5 e 12 de novembro
Jean Albuquerque Publicado em 12/06/2023, às 15h53
Os estudantes que desejam tentar uma vaga em uma Universidade Pública precisam ficar atentos ao prazo de inscrição do Enem 2023, que encerra nesta sexta-feira (16). O exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.
O edital contendo o cronograma, bem como as regras para o Enem 2023, foi publicado no início deste mês. Além de fornecer as datas e horários do exame, o documento detalha os documentos necessários e as responsabilidades do participante, incluindo situações que podem levar à sua eliminação.
+ Saiba o que faz o técnico do seguro social do INSS; 1.000 serão nomeados
Para realizar a inscrição, o candidato deve realizar um cadastro na Página do Participante até o dia 16 de junho. O valor da inscrição é de R$ 85 e precisa ser paga até o dia 21 de junho. Estão isentos aqueles que solicitaram a isenção de taxa até o dia 28 de abril.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma publicação que inclui os critérios para a correção das provas e os procedimentos para os candidatos que necessitam de cuidados especiais durante o concurso.
Os gabaritos das provas objetivas estarão disponíveis no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, também no mesmo site.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade BrasilO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.