O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior exame para ingresso no ensino superior do país. Confira todas as datas do Enem 2023
Douglas Terenciano Publicado em 03/01/2023, às 11h36 - Atualizado às 11h45
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) já tem data para aplicação das provas para este ano. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as avaliações serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Além disso, as inscrições para o Enem 2023 deverão ser efetuadas na página do participante entre 8 e 19 de maio. Já os resultados do exame serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.
O Inep também divulgou o cronograma do exame para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2023). Nesse caso, as provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro e as inscrições de 9 a 27 de outubro. Já a divulgação do resultado também ocorrerá em 16 de janeiro de 2024.
Os candidatos farão as provas dentro das unidades prisionais ou socioeducativas.
Veja o cronograma para o ENEM PPL 2023
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
+++ Acompanhe todas as informações sobre o Enem 2023 na página específica do JC Concursos para o novo Exame Nacional do Ensino Médio.
enemO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.