Primeira fase da pandemia fez com que cidades executassem medidas para reduzir o trânsito de carros nas principais ruas; veja mais detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 09/10/2022, às 13h04
Algumas cidades ao redor do mundo reduziram o trânsito de carro nas principais ruas, a fase mais crítica da pandemia de covid-19 fez com que muitas delas criassem novas formas em ambientes públicos externos.
A exemplo da criação de ruas exclusivas para pedestres, ampliação de ciclovias e ruas que eram tomadas por carros se transformaram em espaços para caminhar e pedalar.
Além do bem-estar, as mudanças também trouxeram aumento da atividade econômica dessas cidades. A BBC elencou quatro exemplos de municípios que mantiveram as medidas que foram tomadas durante a pandemia em favor dos pedestres.
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A primeira está localizada em Paris, na França. Bem antes do início da pandemia, a capital já era pioneira quando o assunto era o aumento do espaço para pedestres. Para diminuir o número de carros, Paris no final de 2016 destinou o cais inferior ao longo do rio Sena para os pedestres. A medida passou a ser permanente em 2018.
Em 2020, a prefeita reeleita de Paris, Anne Hidalgo criou o projeto "cidade 15 minutos", que consiste em um novo conceito de planejamento urbano, permitindo que os moradores possam realizar as tarefas diárias, se deslocando por apenas 15 minutos de caminhada ou de bicicleta.
Outra cidade exemplo na ampliação de espaço para o ciclismo se trata de Bogotá, na Colômbia. O esporte é nacional no país, no entanto o período da pandemia foi responsável pela criação de medidas para reduzir os carros nas ruas.
Com isso, em 2020, a prefeita Claudia Lopez passa a estabelecer 84 km de ciclovias temporárias na cidade, além dos 550 km já existentes. As pistas temporárias se tornaram permanentes.
Outra cidade é Milão, na Itália, um dos países mais atingidos na fase inicial e mais crítica da pandemia. Com o vírus, a cidade precisou se adaptar para oferecer aos moradores alternativas ao transporte público.
Durante o verão de 2020, a capital mundial da moda e do designer precisou criar medidas para reduzir a circulação dos carros e passou a adotar um plano para alargar as calçadas, no sentido de expandir ciclovias ao longo de 35 km de ruas que antes eram dedicadas aos automóveis.
A quarta e última cidade fica localizada no norte da Califórnia, nos Estados Unidos. San Francisco lançou o programa "Ruas Lentas" no início da pandemia. A medida utiliza sinalização e barreiras para que possa ser limitado o tráfego e a velocidade dos carros em 30 corredores, com o intuito de facilitar a passagem de pedestres e ciclistas.
Segundo os dados coletados pela prefeitura mostram que o programa reduziu o tráfego de veículos em 50%. Durante a semana, o tráfego de pedestres aumentou 17% e o de ciclistas aumentou 65%.
Muitas dessas ruas voltaram às suas funções pré-pandemia, mas os moradores conseguiram manter quatro seções permanentes: Golden Gate Avenue, Lake Street, Sanchez Street e Shotwell Street. A cidade agendou uma votação em setembro de 2022 para determinar o futuro dos outros concorrentes.
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