ANS decidiu suspender a comercialização de 31 planos de saúde por três meses; lista foi divulgada no site da agência nesta segunda (19)
Jean Albuquerque Publicado em 19/06/2023, às 14h43
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu suspender a comercialização de 31 planos de saúde, pertencentes a nove operadoras, pelo período de um trimestre, devido ao baixo desempenho no atendimento aos usuários.
Os beneficiários desses planos manterão suas coberturas, mas novos clientes não poderão ser adquiridos até que a avaliação do serviço prestados por estas operadoras de saúde melhore.
+ Boletim Focus: mercado financeiro se anima e reduz perspectiva de juro e inflação
A lista dos planos com a comercialização suspensa foi divulgada nesta segunda-feira (19), e está disponível no site da agência. Nesse mesmo local, é possível verificar quais planos de saúde já estavam suspensos e ainda não foram liberados. Veja lista das operadoras abaixo:
A decisão da agência reguladora foi baseada nas mais de 46 mil reclamações registradas pelos clientes no primeiro trimestre de 2023, através do Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os planos que tiveram a comercialização suspensa nesse último monitoramento contabilizam um total de 407 mil usuários.
A proibição de novas vendas entrará em vigor a partir do dia 23 de junho, na próxima sexta-feira. Para a suspensão ser revisada, as empresas precisarão apresentar melhorias no desempenho durante a próxima avaliação trimestral. Após o monitoramento do primeiro trimestre, 15 planos que estavam com a comercialização suspensa foram liberados para celebrar novos contratos.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil