Governo Federal oferece benefício da Tarifa Social de Energia que pode conceder até 65% para as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico
Jean Albuquerque Publicado em 21/11/2023, às 08h00
O aumento constante no preço da energia elétrica tem sido uma preocupação para muitos brasileiros, principalmente para as famílias de baixa renda. Para aliviar esse peso no orçamento, o Governo Federal oferece o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que concede descontos de até 65% na conta de luz.
O programa existe desde 2002, sendo destinado às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que tenham entre seus membros alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O benefício da TSEE é um importante apoio para as famílias de baixa renda. Com o desconto na conta de luz, essas famílias podem economizar um valor significativo, que pode ser usado para outras necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação.
+ Defensor público da União terá direito a gratificação por acúmulo de função
O desconto varia a partir dos grupos famílias e de consumo, veja abaixo:
Para poder ter o benefício da conta de luz mais barata, as famílias precisam de alguns requisitos; veja lista:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) firmou uma parceria com o Ministério da Cidadania para adesão automática à Tarifa Social em 2021. Após ser elegível para o desconto e o ingresso no Cadastro Único (CadÚnico), as famílias passam a receber o desconto.
Vale lembrar que é necessário que a conta de luz esteja em nome do cidadão que realizou o cadastro no CadÚnico. Caso você preencha todos os requisitos e ainda não teve acesso ao programa, basta procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua casa ou entrar em contato com a companhia, ou concessionária de energia do seu Estado.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil