Podem se inscrever no Fies 2023 os candidatos que participaram do Enem a partir de 2010, entre outros critérios; veja a lista de documentos necessários
Pedro Miranda Publicado em 13/01/2023, às 16h47
Em 2023, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) mudou para que, a partir de agora, os financiamentos com recursos do programa tenham taxa real zero de juros para estudantes cuja renda per capita não ultrapasse três salários mínimos.
Em relação a inscrição no programa, se mantém os mesmos critérios já conhecidos pelos estudantes. Podem se inscrever no processo seletivo para financiamento os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e tiveram nota média nas provas igual ou superior a 450 e nota acima de zero na redação.
Além disso, possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos. Quem também pode concorrer ao Fies são os beneficiários de bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Podem participar do processo seletivo do Fies e receber parte das despesas não cobertas pela bolsa, desde que atendam às condições estabelecidas no edital do atual processo seletivo. Os participantes com nível superior também podem participar do Fies, desde que atendam aos critérios estabelecidos em lei.
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Após entender como funciona o Fies 2023, é hora de separar a documentação necessária para concorrer a uma bolsa do programa. É importante lembrar que as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção.
O estudante selecionado pelo MEC deverá procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino para comprovar as informações, receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) e realizar a opção da seguradora em que contratará o seguro prestamista.
Entre a documentação necessária está o DRI, Proposta de seguro, Identidade, CPF, Certidão de Casamento, se for o caso, e Comprovante de Residência.
Com o DRI e proposta de seguro em mãos, o estudante irá procurar a agência Caixa mais próxima para que um agente confira a documentação e insira as informações no sistema SIFES. Em seguida, será emitido o contrato para assinatura.
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