Operação conjunta da Sefaz-SP com a Polícia Civil desarticulou esquema fraudulento que utilizava Pix falso para sonegar o IPVA; Saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 11/03/2024, às 14h53
Uma operação conjunta da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e da Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), desarticulou um esquema fraudulento que utilizava Pix falso para sonegar o IPVA.
A ação, batizada de “Olho no Pix”, resultou na suspensão de 300 inscrições estaduais e na investigação de crimes tributários e financeiros. Tudo começou em fevereiro de 2024, quando um servidor da Sefaz-SP identificou um pagamento de IPVA com Pix falso. O dinheiro não caiu nos cofres do Estado e o imposto ficou em aberto, levando o cidadão a procurar a delegacia tributária para esclarecer o caso.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Ao investigar o caso, os auditores fiscais identificaram cerca de 300 empresas (inscrições estaduais) cadastradas no mesmo endereço no bairro do Jardins, em São Paulo. A maioria das empresas foi aberta em 2024 e utilizava nomes similares a de órgãos públicos e grandes redes de varejo.
A investigação também constatou que alguns dos sócios das empresas receberam auxílio emergencial do governo, reforçando a suspeita de que as empresas eram “fantasmas” e abertas por laranjas.
A operação “Olho no Pix” foi deflagrada durante a semana alusiva ao Dia do Consumidor, um momento importante para os cidadãos redobrarem a atenção para evitar golpes e fraudes por meio de Pix ou boletos falsos.
Os investigados responderão por crimes tributários e financeiros, dentre outros. Além da apreensão de material, a operação também suspendeu todas as 300 inscrições estaduais. A operação demonstra a importância da atuação conjunta entre a Sefaz-SP e a Polícia Civil no combate à sonegação fiscal e outros crimes.
+ Academia da Cerveja Ambev: 3 mil vagas para mulheres em curso online e gratuito
A Sefaz-SP oferece a opção de pagamento do IPVA por meio de QR Code desde outubro de 2023. Essa modalidade traz diversos benefícios para os cidadãos, especialmente para aqueles que não possuem conta em banco tradicional ou preferem utilizar bancos digitais.
Veja como é fácil pagar o IPVA com Pix:
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil