O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo da consulta pública aberta para saber a opinião dos brasileiros sobre os gastos com cartão corporativo
Mylena Lira Publicado em 26/01/2023, às 15h53
Você quer participar da consulta pública sobre os gastos com cartão corporativo da União? O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo da consulta, que começou em 18 de janeiro e acabaria ontem (25).
Oficialmente denominado de Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), esse meio de pagamento, que funciona de forma similar a um cartão de crédito, foi adotado no governo Fernando Henrique Cardoso, visando conferir praticidade e transparência à administração federal, mas Bolsonaro havia imposto sigilo sobre os seus gastos. Ele é usado para gastos de baixo valor, como compra de materiais de expediente e algumas despesas em viagens oficiais.
A consulta pretende reduzir a burocracia e aumentar a transparência dos gastos públicos. O Ministério da Gestão apresentou a minuta de um decreto que regulamenta o disposto no inciso I do art. 40 da Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações) para estabelecer a utilização do CPGF "para a aquisição de bens e contratação de obras e serviços, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional".
A minuta do decreto propõe:
+Os 10 MELHORES salários mínimos dos países da América Latina; Brasil fora da lista
A consulta pública é um mecanismo de participação social e, como o nome diz, tem caráter apenas consultivo. Qualquer interessado pode participar. O objetivo do governo federal é ouvir a população e receber contribuições para a tomada de decisões.
Com a prorrogação, a consulta pública vai continuar disponível até as 23h59 do dia 3 de fevereiro, próxima sexta-feira. As sugestões, devidamente fundamentadas e identificadas, devem ser feitas na Plataforma Participa +Brasil. O acesso ao site se dá por meio do login e senha do Portal Gov.br.
+Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos e quais gastos podem ser deduzidos?
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil