MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos e quais gastos podem ser deduzidos?

A Receita Federal ainda não divulgou qual será o prazo para fazer a declaração do imposto de renda 2023, mas o contribuinte já pode separar os documentos necessários

Celular com aplicativo da Receita Federal em teclado de computador
Celular com aplicativo da Receita Federal em teclado de computador - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/01/2023, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal ainda não divulgou qual será o prazo para fazer a declaração do imposto de renda 2023. No ano passado, os contribuintes precisaram informar os rendimentos obtidos em 2021 entre os dias 7 de março e 31 de maio, após prorrogação do período limite inicial, que era até 29 de abril. Mesmo sem a data de início, é importante já separar os documentos necessários para prestar contas ao Fisco.

Um dos principais documentos a se ter em mãos na hora de preencher a declaração é o  informe de rendimentos. O extrato traz os valores recebidos no ano de 2022 e é fornecido pela empresa na qual se trabalha ou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no caso de aposentados e pensionistas.

As empresas têm até o dia 28 de fevereiro para emitir e, em geral, fazem isso de forma automática, disponibilizando via e-mail ao funcionário ou de maneira física no setor de Rcursos Humanos. Já o INSS disponibiliza de maneira online. Quem recebe benefício do órgão pode obter sem sair de casa, por meio do site Meu INSS, mediante cadastro, ou mesmo pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS. 

Mas basta fazer login, acessar o serviço "Extrato de Imposto de Renda" e, na sequência, baixar o arquivo. A emissão do informe de rendimentos do INSS é gratuita, necessitando apenas de acesso à internert, e é liberada na hora. Quem preferir pode ir presencialmente em uma das agências do INSS. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h.

Bancos também permitem emitir o informe de rendimentos que entrou na conta bancária de forma online, pelo app ou via site da instituição financeira. Ser um dos primeiros a declarar o IR traz o benefício de também figurar entre os primeiros na hora de receber a restituíção do imposto. 

+Os 10 MELHORES salários mínimos dos países da América Latina; Brasil fora da lista

Gastos que podem ser deduzidos no IR

Ao declarar o Imposto de Renda 2023, o contribuinte terá a chance de receber deduções, de acordo com o gastos tidos no ano passado. As deduções ajudam a diminuir o valor do tributo ou concedem uma restituição ao final da declaração. Podem ser deduzidos os gastos com:

  • Saúde
  • Educação
  • Previdência privada
  • Dependentes 
  • Contribuições do INSS
  • Pensão alimentícia
  • Doações 

Em relação aos gastos com saúde, consideram-se os realizados para tratamento hospitalares, cirurgias plásticas, fisioterapia, planos de saúde, tratamentos dentários, cadeiras de rodas e etc. 

No caso de gastos com educação, são deduzidos no Imposto de Renda as despesas com educação superior, ensino médio e fundamental, além do ensino técnico e outros similares. Vale ressaltar que os gastos com pensão alimentícia só são dedutíveis se ela foi estabelecida em decisão judicial e somente o valor determinado. 

+Setores essenciais: veja órgãos que NÃO PODEM realizar greves e paralisações

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.