Situação de calamidade pública reconhecida no Rio Grande do Sul não foi ignorada pelo governo federal. São 6.640 vagas em 21 órgãos públicos para serem preenchidas
Pedro Miranda Publicado em 02/05/2024, às 22h47
Apesar dos desafios enfrentados devido aos temporais que assolam o Rio Grande do Sul, o governo federal confirmou a aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU) em todo o Brasil no domingo (5). A decisão foi tomada após reunião entre o presidente Lula e ministros. Expectativa era que, ao menos no estado, o exame fosse suspenso.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Mesmo diante da possibilidade de mudança devido às condições climáticas extremas, a determinação de manter o cronograma previamente estabelecido foi ratificada.
A situação de calamidade pública reconhecida no estado não foi ignorada pelo governo, que se comprometeu a tomar medidas necessárias para assegurar a participação dos candidatos gaúchos, em estreita colaboração com as autoridades competentes em todos os níveis.
O CNU, em sua estreia, oferece uma oportunidade única aos candidatos, unificando processos seletivos que antes estavam dispersos. Com 6.640 vagas em 21 órgãos públicos em jogo, os participantes podem concorrer a diversas oportunidades pagando apenas uma taxa de inscrição.
A logística do evento se reflete na distribuição dos candidatos em 3.665 locais de prova em 228 cidades, considerando o CEP de cada inscrito. Com um total de 75.730 salas de exame em todo o país, o governo garante que 94,6% dos candidatos realizarão suas provas em locais a menos de 100 km de suas residências, facilitando a participação e minimizando transtornos logísticos.
No X, antigo Twitter, muitas pessoas que vão fazer a prova no domingo, questionaram a decisão do governo sobre a realização do concurso.
manter as provas do CNU como se nada estivesse acontecendo no RS é absurdo. cidades inteiras destruídas, população sem nenhuma condição psicológica. durante a prova as condições estarão ruins ainda. nem é que já vai ter passado tudo. ainda vamos estar vivendo a tragédia
— companheiro evo jr. (@_evso) May 3, 2024
uma absurdo o cnu ser mantido no domingo com a situação que tá o rio grande do sul
— sestra of anarchy (@lanadelvause) May 3, 2024
e o ministério ainda falando que vai fazer o possível pra que todos os inscritos da região possam comparecer, porra tem gente perdendo casa, família, quem que tem cabeça pra concurso?!
Qualquer decisão sobre o CNU será dura, embora só uma afete, de fato, milhares em calamidade pública.
— Caio Bellandi (@CaioBellandi) May 3, 2024
Adiar seria a decisão mais humana, mas pouco técnica.
O adiamento só no Sul seria humanitário, mas fere a isomomia do processo.
A manutenção é técnica, mas insensível.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil