O Geceis foi criado durante segundo mandato de Lula, e extinto durante a gestão Bolsonaro. Meta do governo é reduzir a dependência de insumos importados
Pedro Miranda Publicado em 03/04/2023, às 22h13
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (3) a reestruturação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis) com o objetivo de estimular a produção de insumos como bens e serviços relacionados à saúde, como medicamentos, vacinas e equipamentos hospitalares.
A meta do governo federal é produzir 70% dos insumos do Sistema Único de Saúde (SUS) do país em até dez anos. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da inovação e da regulação para alcançar essa meta, não apenas para o país, mas para a cooperação internacional em saúde.
O grupo executivo terá a tarefa de identificar e apresentar propostas de estímulo ao setor em 30 dias. Entre as medidas que podem ser adotadas estão editais e normativos que facilitem as encomendas tecnológicas e outras ações para favorecer a produção, a inovação e a reindustrialização na área da saúde.
A dependência do Brasil para a aquisição de insumos torna o sistema de saúde vulnerável ao mercado externo, o que pode ser prejudicial em momentos de instabilidade econômica mundial.
+++ Taxação de apostas esportivas online deve arrecadar R$ 12 bi para viabilizar metas fiscais
O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a importância da reindustrialização para o setor de saúde, mas enfatizou ser necessário primeiro identificar as causas da desindustrialização. Ele apontou a globalização como uma realidade, mas destacou a importância da precaução e da diversificação das fontes de insumos. Alckmin ressaltou ainda o papel das universidades federais, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Butantan.
O Geceis foi criado em 2008, durante o segundo mandato do presidente Lula, e extinto durante a gestão de Jair Bolsonaro. Com a reestruturação, o Ministério da Saúde pretende aprofundar os estudos em áreas industriais sensíveis para aumentar a produção nacional de medicamentos, insumos farmacêuticos e equipamentos, além de reduzir a dependência do país aos produtos importados e a vulnerabilidade ao mercado externo.
Simultaneamente ao anúncio da reestruturação do Geceis, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto de criação do grupo executivo. A iniciativa é um passo importante para a autonomia do país na produção de insumos para a saúde, o que pode trazer benefícios não apenas para o SUS, mas também para a economia brasileira como um todo.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil