Lançado pelo Governo de São Paulo, programa Jovem Aprendiz oferta benefícios e facilidades para empresário paulista. Saiba todos os detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 08/05/2023, às 15h45
O governo de São Paulo lançou em abril deste ano o programa Jovem Aprendiz Paulista. Se trata de uma iniciativa inédita no país tem como objetivo conectar jovens em busca de aprendizado profissional com micro e pequenas empresas, que são as que mais oferecem oportunidades para este público no Brasil.
O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos e prevê investimentos de R$ 145,5 milhões por parte do Estado, com a contratação de até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos.
O governador Tarcísio de Freitas afirmou que o programa visa a mudar a trajetória de muitas pessoas, com talento e precisam de oportunidades. Ele destacou que "o nosso governo é um instrumento e uma alavanca para agilizar essas mudanças e transformações".
Além disso, o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, afirmou que "num futuro muito próximo, o aprendiz de hoje poderá se tornar o empreendedor que vai assegurar novas oportunidades a outros estudantes".
+ Saiba prazo limite para tentar receber restituição de IR no primeiro lote
Os benefícios oferecidos pelo programa incluem a contratação de aprendizes sem nenhum custo adicional além do pagamento de salários e encargos, em suas próprias regiões de atuação e sem despesas com verbas rescisórias ao término dos contratos.
Para os estudantes, o Jovem Aprendiz Paulista oferece oportunidades de trabalho por até 24 meses, com remuneração mensal de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e segundo os períodos de expediente e treinamento.
A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho.
A matrícula regular na rede pública de ensino é obrigatória para todos os participantes, bem como a Carteira de Trabalho. Empresários e estudantes podem se inscrever por meio do site http://jovemaprendiz.sp.gov.br. Os selecionados serão informados por e-mail e mensagem SMS para encaminhamento.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil