A partir desta quinta-feira (2) a vacinação contra gripe para a cidade de São Paulo foi ampliada e está disponível para todas as faixas etárias
Jean Albuquerque Publicado em 02/05/2024, às 16h56
A partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a influenza em São Paulo - capital está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade. Este passo é crucial na luta contra a gripe sazonal, oferecendo proteção ampla à população.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão prontas para receber os cidadãos das 7h às 19h, enquanto as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas estendem seus horários até as 22h, facilitando o acesso à vacinação. A eficácia da vacina requer duas semanas para se estabelecer, garantindo assim uma proteção sólida contra o vírus, sem o risco de causar a própria gripe.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Basta dirigir-se a uma das 471 UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, ou aproveitar os horários estendidos das AMAs/UBSs integradas, que também operam aos sábados. A localização das unidades pode ser facilmente encontrada através da plataforma Busca Saúde.
A transmissão da gripe ocorre principalmente através das secreções respiratórias, seja ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, o vírus pode se espalhar indiretamente pelas mãos, que podem transferi-lo para a boca, nariz e olhos, após contato com superfícies contaminadas.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de medidas simples, como lavar as mãos regularmente, usar máscaras, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis e manter os ambientes ventilados, como complemento à vacinação na prevenção da gripe.
Até a última terça-feira (30), mais de um milhão de doses da vacina contra a gripe já haviam sido administradas, atingindo quase um quarto do grupo prioritário, que totaliza cerca de 4,5 milhões de pessoas na cidade de São Paulo. No ano anterior, foram distribuídas mais de quatro milhões de doses. A cobertura entre os grupos prioritários alcançou 52,19%.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, enfatizou à Agência Brasil, a importância desta expansão da vacinação para toda a população a partir de seis meses de idade. Além de proteger a população, espera-se que isso reduza a incidência de casos graves da doença, aliviando assim a pressão sobre os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil