Home office impulsiona compras online, revela estudo

Tendência foi evidenciada por uma pesquisa realizada por instituições de ensino. Durante a pausa, muitos optam por fazer compras online ou adquirir ingressos para shows

Pedro Miranda   Publicado em 27/05/2024, às 20h01

Freepik

Com a ausência de interações informais típicas do ambiente de escritório, como a pausa para o café ou a celebração de aniversários, as compras online se tornaram um novo hábito de "descontração" entre trabalhadores em home office.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Essa tendência foi evidenciada por uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, Universidade Northwestern e pelo Mastercard Economics Institute, com resultados divulgados pelo "The Wall Street Journal".

Avaliar um par de sapatos em uma loja virtual ou finalizar uma compra online durante o expediente de trabalho em casa não significa, necessariamente, que o rendimento do funcionário será prejudicado. Nick Bloom, economista e coautor do estudo, argumenta que essas práticas funcionam como uma válvula de escape durante o trabalho remoto.

"As pessoas simplesmente não conseguem trabalhar continuamente sem fazer uma pausa", declarou Bloom ao Wall Street Journal. Em vez de se deslocarem até a copa para relaxar, muitos optam por fazer compras online, adquirindo ingressos para shows, roupas ou até mesmo produtos de supermercado.

Dados compilados pelo WSJ mostram que:

A pandemia de Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, que forçou muitos trabalhadores ao home office, impulsionou as vendas online. Com o retorno gradual aos escritórios, aqueles que permanecem em trabalho remoto continuam mais propensos a realizar compras durante o expediente.

Nos Estados Unidos, áreas com maior concentração de trabalhadores remotos apresentaram aumento nos gastos online, enquanto regiões com menos pessoas trabalhando de casa registraram menores índices de consumo virtual.

Internacionalmente, a tendência é semelhante. Em países com poucas oportunidades de trabalho remoto, os gastos online mantiveram-se nos níveis pré-pandemia. Já em países com mais flexibilidade para o trabalho remoto, houve um aumento de cerca de 4% nas compras online.

As razões para a correlação entre home office e aumento nas compras online, conforme o estudo, incluem:

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Mercado de Trabalho Salário Home Office
Sociedade Brasil