O Nordeste deve ser uma das regiões mais afetadas. A previsão é de ventos intensos no Norte do país com risco de queda de energia elétrica; veja as cidades
Pedro Miranda Publicado em 06/04/2023, às 18h43
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre chuvas intensas que devem atingir regiões do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país durante o feriado da Semana Santa. Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas intensas entre os dias 6 e 10 de abril.
O Nordeste deve ser uma das regiões mais afetadas, com chuvas concentradas na faixa norte e volumes que podem ultrapassar 80 milímetros (mm) em áreas do nordeste do Maranhão, norte do Piauí, noroeste do Ceará e na divisa entre os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O Inmet alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nessas regiões.
No Matopiba, que engloba parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, os acumulados de chuva devem ficar entre 20 e 80 mm, com possibilidade de baixos volumes de chuva no litoral da costa leste. Nas demais localidades, como áreas centrais e do norte da Bahia, sul de Pernambuco e do Piauí, haverá predomínio de tempo seco.
+++ Feriado de Semana Santa: Defesa Civil alerta para fortes chuvas em SP
Para a Região Norte, os volumes de chuva devem ser maiores que 60 mm em grande parte do centro-sul e que podem ultrapassar 100 mm em áreas centrais do Amazonas, leste de Rondônia e sul do Pará. A previsão é de ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já em áreas do extremo norte da região, principalmente em Roraima, Amapá e noroeste do Pará, a previsão é de predomínio de tempo seco em praticamente toda a semana. Na Região Centro-Oeste, há previsão de volumes de chuva significativos, que podem ultrapassar 80 mm em áreas do oeste e sul de Mato Grosso, áreas centrais e do noroeste de Mato Grosso do Sul, além do oeste de Goiás, devido principalmente ao calor e à umidade.
Nas demais áreas, os volumes podem ser inferiores a 70 mm, enquanto no nordeste de Mato Grosso do Sul, sul e leste de Goiás e no Distrito Federal, há predomínio de tempo seco em grande parte da semana, embora o Inmet não descarte a ocorrência de pancadas de chuva por conta do calor e da umidade.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil