MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Feriado de Semana Santa: Defesa Civil alerta para fortes chuvas em SP

Defesa Civil aleta para fortes chuvas durante todo o feriado de Semana Santa a partir desta sexta-feira (7) até segunda-feira (10). Saiba detalhes

Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas em SP durante Semana Santa
Defesa Civil emite alerta de fortes chuvas em SP durante Semana Santa - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/04/2023, às 18h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O feriado de Semana Santa no Estado de São Paulo terá fortes chuvas, que atingirá principalmente a faixa leste a partir desta sexta-feira (7) e deve permanecer até segunda-feira (10), segundo alerta emitido pela Defesa Civil de SP. 

O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) do estado, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Nacional de Meteorologia (inmet) e Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), afimaram que há possibilidade de fortes chuvas contínuas e moderada, que são acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.

Na avaliação dos órgãos, o tempo no estado durante este final de semana é propício para desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios, que pode causar transtorno e pôr em risco a vida dos moradores. 

Segundo o alerta, os pontos de atenção são as áreas da Baixada Santista, Itapeva, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e litoral norte, onde haverá chuva forte e continua. Já na capital, região metropolitana, Sorocaba e Campinas, a estimativa é de chuva moderada. 

+ Declaração de Imposto de Renda: ESTE grupo de pessoas pode ser dependente

Veja recomendação da Defesa Civil 

A defesa Civil estadual emitiu uma nota: “Recomendamos atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o litoral paulista. Devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no Litoral Norte, ressaltamos que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva”.

O órgão ainda recomenda que os moradores das cidades com aviso para fortes chuvas e contínuas fiquem em estado de atenção para qualquer sinal de perigo, especialmente aqueles que residem em áreas de risco. 

A Defesa Civil alerta ainda que a população deve estar atenta aos sinais de “movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199”. 

Além disso, a orientação é de não atravessar ou entrar em áreas inundadas e enfrentar enxurradas. O órgão estadual ainda ressalta que orienta a população por meio do aplicativo Alerta de Risco e também pelo SMS 40199. Para fazer o cadastro, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade para o número 40199. 

*Com informações da Agência Brasil 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.