Quem faltou ao Enem 2023 precisa justificar a ausência para participar gratuitamente este ano. O cronograma completo inclui prazos para recursos e divulgação dos resultados
Pedro Miranda Publicado em 15/04/2024, às 12h42
A partir desta segunda-feira (15), os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo para requerer a gratuidade se estende até o dia 26 de abril e também abrange as justificativas de ausência na edição do Enem 2023.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Os pedidos de isenção devem ser feitos por meio da Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Para aqueles que não recordam a senha da conta, é possível recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na plataforma.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece a gratuidade da taxa de inscrição para os seguintes perfis de candidatos:
Para os candidatos ausentes nos dois dias do Enem 2023, o Inep exige a justificativa da ausência caso desejem participar da edição deste ano gratuitamente.
O Enem é uma avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam os resultados como critério único ou complementar em processos seletivos.
Além disso, os resultados do Enem são utilizados como parâmetros para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil