Inflação mais baixa e expectativas positivas impulsionam ganhos internos, enquanto investidores aguardam dados dos EUA. Dólar chegou ao preço mais baixo em dez meses
Pedro Miranda Publicado em 11/04/2023, às 22h07
O mercado financeiro brasileiro viveu um dia de euforia nesta terça-feira, 11 de abril. O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5, o menor valor em dez meses, com uma queda de 1,15%. A bolsa de valores também subiu mais de 4%, tendo o melhor desempenho desde outubro.
A queda do dólar foi impulsionada pela divulgação da inflação brasileira de março, que desacelerou e ficou abaixo de 5% pela primeira vez em dois anos. Isso aumentou a possibilidade de o Banco Central (BC) antecipar a queda da Taxa Selic, o que animou os investidores.
+++ Deputada apresenta projeto de lei para punir quem discriminar políticos em processo judicial
No mercado de ações, o índice Ibovespa, da B3, fechou com alta de 4,29%, aos 106.214 pontos. Esse foi o maior ganho diário desde outubro de 2022, e o indicador fechou no patamar mais alto desde março.
Os ganhos no mercado financeiro foram influenciados por fatores internos e externos. No Brasil, a inflação mais baixa e a expectativa do envio do projeto do novo arcabouço fiscal ao Congresso contribuíram para o otimismo dos investidores.
No exterior, as bolsas fecharam com resultados mistos, com a expectativa da divulgação da inflação nos Estados Unidos.
Caso o indicador desacelere, existe a possibilidade de o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) parar de elevar os juros da maior economia do planeta antes do previsto.
***Agência Brasil
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil