A partir desta segunda-feira (24), brasileiros com dívidas atrasadas têm a oportunidade de negociar seus débitos com órgãos de defesa do consumidor durante o mutirão Renegocia!
Victor Meira Publicado em 24/07/2023, às 13h41
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, inicia hoje o mutirão nacional para negociação de dívidas, também conhecido como Renegocia!. Até o dia 11 de agosto, cidadãos de todas as faixas de renda terão a oportunidade de buscar auxílio para solucionar suas pendências financeiras.
Coordenado pela Senacon em parceria com aproximadamente 250 Procons estaduais e municipais, o programa visa oferecer suporte aos consumidores antes que suas dívidas se tornem incontroláveis.
+Restituição do Imposto de Renda 2023: 3º lote contempla mais de 5,6 milhões de contribuintes
A partir de hoje, os brasileiros com dívidas atrasadas, de qualquer natureza ou valor, poderão recorrer aos órgãos de defesa do consumidor para iniciar o processo de negociação.
Diferente do programa Desenrola Brasil, o Renegocia! não impõe um limite para o valor das dívidas ou restrição de renda, permitindo que todos possam participar, independentemente da origem da dívida, seja ela com bancos, lojas ou serviços como água e luz.
+Bolsa Família distribui mais de R$ 14 bi a 20,9 mi de famílias em julho; veja quem recebe hoje
O mutirão Renegocia! atua em complemento ao programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo federal recentemente.
Enquanto o Desenrola Brasil estabelece faixas de adesão baseadas na renda mensal, o Renegocia! oferece a oportunidade para todos os consumidores sem restrições de renda ou valor de dívida.
Além disso, o Renegocia! não contempla dívidas relacionadas a pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
O objetivo do mutirão é evitar que as dívidas se tornem impagáveis e que os consumidores entrem em um ciclo de endividamento. Ao promover a mediação entre credores e devedores, a Senacon busca conscientizar sobre o consumo de crédito responsável e incentivar a adoção de práticas financeiras saudáveis.
+Mulheres empreendedoras podem pegar até R$ 21 mil no Banco do Povo; Veja linhas de crédito
Além de facilitar as negociações, a Senacon também enfatiza a importância da educação financeira para evitar o superendividamento. Através de um canal dedicado, a Senacon fornece informações e orientações sobre o tema, abordando conceitos fundamentais e oferecendo dicas práticas para gerenciar e superar a condição de superendividamento.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil