Nova lei estabelece direitos e garantias para policiais militares e bombeiros

Proposta lista 37 garantias para bombeiros e policiais militares. Mulheres terão direito a 20% das vagas nos concursos públicos. Veja todos os tópicos

Pedro Miranda   Publicado em 25/10/2023, às 20h04 - Atualizado em 27/10/2023, às 01h14

Divulgação/JC Concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (PL 3.045/2022). A proposta estabelece princípios, diretrizes, competências, direitos, deveres e vedações para as corporações, além de garantir uma série de direitos e garantias aos profissionais.

O projeto, relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), estabelece que as corporações continuarão subordinadas aos governadores, mas que os detalhes de sua organização serão fixados em lei de iniciativa desses governantes, observadas as normas gerais do projeto e os fundamentos de organização das Forças Armadas.

Proposta lista 37 garantias para os ocupantes desses cargos

O texto também lista 37 garantias para os ocupantes desses cargos, sejam da ativa ou da reserva remunerada ou reformados (aposentados), como uso privativo dos uniformes, insígnias e distintivos; porte de arma; assistência jurídica quando acusado de prática de infração penal, civil ou administrativa decorrente do exercício da função ou em razão dela; seguro de vida e de acidentes quando vitimado no exercício da função ou em razão dela; e assistência médica, psicológica, odontológica e social para o militar e seus dependentes.

O projeto fixa ainda como garantia o recebimento, pelo cônjuge ou dependente, da pensão do militar ativo, da reserva ou reformado correspondente ao posto ou patente que possuía, com valor proporcional ao tempo de serviço; e auxílio funeral por morte do cônjuge e do dependente.

Policial ou bombeiro não poderão expressar opinião sobre assuntos de caráter político-partidário

Liberdade de expressão:

Requisitos de ingresso:

Mulheres:

Armamentos:

Outros pontos:

O texto aprovado pela CCJ ainda precisa ser aprovado pelo Plenário do Senado e pela Câmara dos Deputados antes de se tornar lei. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Concurso público Armas de fogo Mulheres Bombeiros Polícial Militar
Sociedade Brasil