Nova pesquisa Ipec: Lula amplia vantagem contra Bolsonaro e pode ganhar no 1º turno

Pela terceira pesquisa Ipec seguida, Lula (PT) se distancia de Bolsonaro, com 48% das intenções de voto. Atual presidente estagnou com 31%. Considerando só os votos válidos, o petista tem 52%

Mylena Lira   Publicado em 26/09/2022, às 18h55 - Atualizado às 19h18

Divulgação

A nova pesquisa Ipec, divulgada no início da noite desta segunda-feira (26), revela que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) aumentou a vantagem contra Bolsonaro (PL) pelo terceiro levantamento seguido e tem chances reais de ganhar as eleições 2022 já no 1º turno, que será realizado no dia 2 de outubro.

Faltando apenas seis dias para os brasileiros irem às urnas escolher o novo presidente da República, Lula aparece com 48% das intenções de voto, um ponto percentual acima da última pesquisa Ipec. Em contrapartida, Bolsonaro se mantém estagado com 31% desde o início deste mês.

Ao considerar apenas os votos válidos, obtidos após excluir os brancos e nulos, o cenário é mais favorável ainda para o petista, que amplia a diferença para 18 pontos percentuais em relação ao atual presidente. São 52% contra 34%.

A pesquisa tem um nível de confiança de 95% e tem margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. Ao todo, foram entrevistadas 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. Portanto, a ausência de Lula no debate do SBT no sábado (24) não afetou a sua campanha.

Veja o desempenho dos dois candidatos ao posto de chefe da nação nas últimas cinco pesquisas Ipec:

Além de Lula e Bolsonaro, também pontuaram: Ciro Gomes (PDT), com 6% da intenções de voto; Simone Tebet (MDB), citada por 5% dos entrevistados; Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%; e Felipe d’Avila (Novo), também com 1%. Brancos e nulos somaram 4% e outros 4% não responderam ou não sabiam em quem votar.

+Auxílio Brasil: confira com quais itens as pessoas gastam o benefício

Quando será o debate na Globo?

O debate que, historicamente, tem a maior audiência está agendado para a próxima quinta-feira, 29 de setembro de 2022, quando faltarão apenas três dias para as eleições 2022. Está agendado para começar às 22h30, após a novela Pantanal, e deve durar três horas sob o comando de William Bonner.

Além de Lula, que publicou em sua rede social que tem presença confirmada, os principais candidatos ao cargo de chefe do Executivo federal também devem participar, mas a ida de Bolsonaro ainda é dúvida. O encontro será importante, principalmente, para falar com os cidadãos que ainda não decidiram em quem vão votar, e pode contribuir para as eleições presidenciais acabar no domingo que vem ou seguir para 2º turno, em 30 de outubro.

Com quantos votos o candidato vence no 1º turno?

Para ganhar no primeiro turno, não basta o candidato receber mais votos do que o segundo mais votado. É preciso obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos). Dito de outra forma, ele precisa ter 50% dos votos mais 1, conforme critério da maioria absoluta de votos, característico do chamado sistema eleitoral majoritário de dois turnos, previsto na Constituição Federal. 

+Não coma macarrão contaminado DESTA empresa; Anvisa proibiu a venda

Candidatos à presidência da República

O presidente ocupa o maior cargo político, também chamado de chefe da nação. Portanto, desempenha um papel importantíssimo, não só em âmbito interno, realizando a gestão política e administrativa de questões essenciais para o desenvolvimento do país, mas também representa o Brasil internacionalmente e é responsável por dirigir a política externa.

Além de Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e de Lula (PT), que está na liderança das pesquisas eleitorais desde o começo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou outras 10 candidaturas. Confira abaixo a relação completa e o respectivo número com o qual cada um pode ser votado daqui 10 dias:

  1. Ciro Gomes (PDT): 12
  2. Felipe D’Ávila (Novo): 30
  3. Jair Bolsonaro (PL): 22
  4. José Maria Eymael (DC): 27
  5. Léo Péricles (UP): 80
  6. Lula (PT): 13
  7. Pablo Marçal (Pros): 90
  8. Padre Kelmon (PTB): 14
  9. Simone Tebet (MDB): 15
  10. Sofia Manzano (PCB): 21
  11. Soraya Thronicke (União): 44
  12. Vera Lucia (PSTU): 16

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil