O registro de uma nova vacina contra a dengue foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Qdenga. Veja quem pode tomar
Mylena Lira Publicado em 03/03/2023, às 07h59
O registro de uma nova vacina contra a dengue foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Indicado a partir dos quatro anos de idade até a faixa etária dos 60, o imunizante Qdenga é produzido pela empresa Takeda Pharma.
A dengue é uma doença transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras patologias conhecidas como arboviroses: zika, chikungunya e febre amarela. Há duas formas da manifestação da doença, sendo a hemorrágica mais grave.
A partir do registro na Anvisa, a Qdenga pode ser comercializada no país, mas é preciso manter as condições aprovadas. Além disso, deve ser monitorada para eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância, responsabilidade da própria empresa, de acordo com informações da Agência Brasil.
Segundo a Anvisa, a nova vacina é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que garante uma ampla proteção contra ela. No ano passado, houve recorde no número de óbitos decorrentes da dengue, de acordo com o Ministério da Saúde. Ao todo, 1.016 pessoas morreram.
+Nova funcionalidade: BC permite pagamento com cartão de crédito pelo WhatsApp
Todo recipiente ou local com potencial para acumular água parada deve ser eliminado. Nas plantas, por exemplo, o ideal é se livrar dos pratinhos dos vasos. Na impossibilidade de fazer isso, a orientação é furar os pratinhos e preenchê-los com areia. Também é fundamental:
+Agora é oficial! Veja TODOS os benefícios concedidos pelo Bolsa Família 2023
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil