Pagar compras com o cartão de crédito pelo WhatsApp será a nova funcionalidade do aplicativo de mensagens. O Banco Central (BC) liberou a transação nesta quinta-feira (2)
Pagar compras com o cartão de crédito pelo WhatsApp será a nova funcionalidade dessa ferramenta. O Banco Central (BC) liberou nesta quinta-feira, 2 de março de 2023, as empresas Visa e Mastercard a realizarem esse tipo de transação por meio do aplicativo de mensagens, via Programa Facebook Pay, como é chamado o sistema de pagamentos do app.
Em nota divulgada no início desta noite, o BC informa que decidiu hoje pela cessação completa das medidas coercitivas aplicadas à Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda (Mastercard) e à Visa do Brasil Empreendimentos LTDA (Visa) que haviam suspendido a possibilidade de aceitar pagamento por esse meio digital.
"Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp. Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021", ressaltou o órgão.
Em março de 2021, as duas operadoras, Visa e Mastercard, tinham sido autorizadas a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas por meio do WhatsApp. Segundo a Agência Brasil, sesde então, o BC estava analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.
LEIA TAMBÉM
+Caixa Econômica Federal liberou: saiba quem tem direito a sacar mais de R$ 6 mil
A autoridade monetária esclareceu que novas instituições (credenciadores ou emissores de pagamento) interessadas podem aderir ao sistema que possibilita o pagamento com cartão de crédito pelo WhatsApp. Porém, a partir da homologação, as novas empresas só vão poder começar a operar transações pelo app depois de um mês.
“Em respeito aos princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação, o BC determinou que o início das transações de pagamento em produção por meio do aplicativo WhatsApp deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”, destacou o Banco Central em seu comunicado.
+Saiba qual é a função dos Senadores, que vão trabalhar apenas três dias na semana
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com apoio da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, começou ontem (1º) o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que permite renegociar dívidas no cartão de crédito, no cheque especial ou de empréstimo consignado.
A negociação pode ser feita diretamente pelos canais de atendimento dos bancos e financeiras, pelo portal Consumidor.gov.br ou nos Procons, presencialmente. O prazo para os consumidores renegociarem suas dívidas bancárias vai até 31 de março, quando termina a campanha.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.