Receita Federal informou, por meio de uma rede social, hoje (3), que novos residentes do Brasil devem entregar declaração do Imposto de Renda 2023
Jean Albuquerque Publicado em 03/04/2023, às 19h42
O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda 2023 segue até 31 de maio. A Receita Federal informou, por meio de uma rede social, nesta segunda-feira (3), que novos residentes do Brasil devem informar os ganhos em 2022.
Segundo as regras, se em 2022, se o cidadão de outra nacionalidade, passou a ser residente, em qualquer mês, e estava no país até 31 de dezembro, é necessário apresentar a Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).
A autarquia federal lembra que apresentar a declaração não é sinônimo de ter que pagar imposto. A seguir, de acordo com a Receita, veja o que pode ser considerado residente no Brasil para fins tributários a pessoa física:
+ Caixa libera linha de crédito de até R$ 30 mil para novo grupo; Veja quem pode solicitar
Caso as regras não sejam alteradas em 2023, o contribuinte que pretende utilizar o sistema da Receita Federal precisa seguir os seguintes passos:
Por meio do portal ou fazendo o download do programa, o contribuinte pode ter acesso aos seguintes serviços: declaração, instruções sobre o preenchimento, retificação, multa, download do programa, além de outras funções. Para realizar o preenchimento só requer acesso a um dispositivo móvel, computador ou certificado digital.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil