Correios anuncia reajuste de 4,39% em todos os seus serviços postais a partir do dia 3 de abril, medida leva em consideração a variação do IPCA em 2023
Jean Albuquerque Publicado em 25/03/2024, às 12h11
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Brasil anunciou um reajuste de 4,39% em seus serviços postais, a partir de 3 de abril, seguindo a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023.
Essa mudança, divulgada no Diário Oficial da União de segunda-feira (25), por meio de uma portaria do Ministério das Comunicações, afetará diversas tarifas.
Por exemplo, o custo para envio de cartas e cartões postais nacionais de até 20 gramas aumentará de R$ 2,45 para R$ 2,55. Já a tarifa máxima, para cartas de 450g a 500g, subirá de R$ 13,35 para R$ 13,80. O franqueamento autorizado de cartas simples também sofrerá reajustes, variando de R$ 2,27 a R$ 12,17, dependendo do peso em gramas.
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Para telegramas nacionais, os preços serão diferenciados de acordo com a forma de envio: R$ 10,74 pela internet, R$ 12,96 por telefone e R$ 15,56 para contratação pré-paga nas agências. Quanto ao envio de malotes por pessoa jurídica, com volumes consideráveis em quilos, é necessário consultar a tabela de distância e peso disponível no site dos Correios.
Os custos de envios internacionais serão categorizados em grupos de países por região, divididos em cinco grupos distintos. Os valores podem variar de R$ 4,30 a R$ 239,60, dependendo do peso em gramas e do grupo de destino do país. Os grupos são: grupo 1 (Argentina, Paraguai e Uruguai), grupo 2 (demais países da América do Sul), grupo 3 (Américas Central e do Norte), grupo 4 (Europa) e grupo 5 (Ásia e Oriente Médio, África e Oceania).
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Os Correios são uma empresa estatal brasileira responsável pela prestação de serviços postais, como envio e entrega de correspondências, encomendas e telegramas em todo o território nacional e também internacionalmente.
Fundada em 1663 no Brasil, os Correios desempenham um papel fundamental na comunicação e logística do país, conectando pessoas e empresas por meio de sua ampla rede de agências, centros de distribuição e transporte.
Além dos serviços postais tradicionais, a empresa também oferece soluções logísticas, financeiras e de comércio eletrônico, adaptando-se às demandas do mercado e das tecnologias modernas para continuar atendendo às necessidades dos clientes.
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