Governo havia informado um aumento no número desses jovens. Atualização foi divulgada após a correção de um erro inicial nos dados apresentados pelo governo na última terça-feira (28)
Pedro Miranda Publicado em 31/05/2024, às 20h21
O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou uma redução no número de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam, não trabalham e não estão procurando emprego. A atualização foi divulgada após a correção de um erro inicial nos dados apresentados pelo governo na última terça-feira (28).
Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Anteriormente, o governo havia informado um aumento no número desses jovens, passando de 4 milhões para 5,4 milhões. Contudo, após uma revisão, o ministério esclareceu que a quantidade de jovens nessa situação diminuiu, passando de 4,88 milhões no primeiro trimestre de 2023 para 4,62 milhões no mesmo período deste ano.
O erro nos dados foi apontado pelo consultor econômico Bruno Imaizumi, da LCA, que alertou o g1 sobre a discrepância. Segundo Imaizumi, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE mostravam uma redução, e não um aumento.
Após a correção, o Ministério do Trabalho confirmou que houve um erro na divulgação inicial dos dados. "Reprocessamos as informações e verificamos que os números corretos indicam uma diminuição. No primeiro trimestre de 2023, eram 4.888.783 jovens nessa situação, enquanto no primeiro trimestre de 2024, esse número caiu para 4.621.964", afirmou um porta-voz do ministério.
Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), também confirmou os novos números após realizar uma análise independente a pedido do g1.
A retificação aconteceu após a pesquisa ser antecipada à imprensa durante o evento “Empregabilidade Jovem”, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em São Paulo.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil