Psicólogo destaca que os policiais civis precisam cuidar da saúde mental durante o exercício da sua função, visto que eles estão expostos a alto estresse e violência
Victor Meira Publicado em 20/10/2023, às 11h38
De acordo com uma pesquisa do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), divulgada na última quinta-feira (19), quase três em cada quatro policiais civis já apresentaram sintomas de ansiedade e depressão.
A pesquisa, que ouviu 328 policiais civis da ativa e aposentados, mostrou que 74,4% dos participantes relataram ter sofrido com esses problemas de saúde mental. No entanto, apenas 42,7% afirmaram ter procurado tratamento psicológico ou psiquiátrico.
O psicólogo Roberto Vinuales, que atende na Policlínica da PCDF, explicou que os policiais civis precisam cuidar da própria saúde mental, pois estão expostos a situações de alto estresse e violência. Ele recomendou que os policiais descansassem após os plantões e evitassem assumir tarefas extras que pudessem sobrecarregá-los.
O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, disse que a sobrecarga de trabalho “é um fator que prejudica a saúde mental dos policiais civis”.
“Os policiais civis estão esgotados. Eles trabalham sem parar para garantir a segurança da população, mesmo com o efetivo reduzido. Somos os responsáveis pela maior taxa de elucidação de crimes viol3ntos no país, mas estamos pagando um preço alto por isso”, afirmou.
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil