A Receita Federal liberou hoje (23) a consulta ao lote residual do imposto de renda 2022, que será depositado no dia 30 de novembro, quarta-feira da semana que vem
Mylena Lira Publicado em 23/11/2022, às 16h11
A Receita Federal liberou hoje (23) a consulta ao lote residual do imposto de renda 2022, que será depositado no dia 30 de novembro, quarta-feira da semana que vem. Talvez você esteja se perguntando o que é lote residual e quem tem direito a receber.
Trata-se de lote residual porque será feita a restituição que ficou faltando. No cronograma regular, a restituição do imposto pago a maior foi concluída em 30 de setembro. Porém, uma parcela dos contribuintes deixou de receber na época porque caiu na malha fina. Mais de 1 milhão foi enquadrado nessa situação.
Fica na malha fina quem informa dados divergentes dos obtidos pela Receita ao cruzar com as informações repassadas por entidades que também precisam prestar cotas ao Fisco, entre elas empresas, instituições financeiras e planos de saúde.
Agora, terá direito ao lote residual quem resolveu a pendência com a Receita após ter caído na malha fiscal, enviano uma declaração retificadora para corrigir os dados fornecidos inicialmente. Ao todo, serão depositados R$ 1.200.000.000,00 para 556.685 contribuintes.
Para saber se você foi incluído no lote residual de restituição do mês de novembro, basta acessar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. Na sequência, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A atitude a ser tomada para conseguir sacar a restituição do imposto de renda depende do motivo que ensejou a retenção do reembolso. Quem caiu na malha fina pode entrar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) para verificar as pendências, enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.
Porém, caso constate que enviou as informações corretas, será preciso comprovar os dados inseridos na declaração. Aguarde a notificação da Receita Federal, que indicará os documentos a serem apresentados e o prazo para isso. O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC, em "Onde encontro”> “Malha Fiscal – Atendimento”.
Quem não caiu na malha fina, mas deixou de receber porque a conta bancária indicada na hora da declaração foi desativada ou estava errada, por exemplo, pode resgatar o valor da restituição diretamente com o Banco do Brasil. Nesse caso, é preciso reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB.
Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). O crédito ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Sociedade Brasil