Procon-SP notificou as operadoras TIM, Oi, Vivo e Claro pra que elas possam prestar esclarecimentos sobre a oferta do 5G na cidade de São Paulo; saiba mais
Jean Albuquerque Publicado em 30/08/2022, às 19h48
As operadoras TIM, Oi, Vivo e Claro terão que prestar esclarecimentos sobre a oferta de conectividade com a tecnologia 5G para as redes móveis e de banda larga. É que o Procon-SP notificou as empresas de telefonia. As empresas têm até 6 de setembro para responder às perguntas do órgão de controle.
De acordo com o Procon, as empresas devem informar aos consumidores quais dispositivos vendidos atualmente são compatíveis com os serviços 5G, além de esclarecer sobre as mudanças implementadas no uso da nova tecnologia.
Especificamente em relação à implantação da rede externa e suporte ao uso da tecnologia pelos atuais e novos consumidores, o Procon-SP quer que as empresas prestem as seguintes informações:
++++ Governo federal sofre novo ataque hacker; mais de 3TB de dados podem estar comprometidos
A tecnologia 5G de celular chegou a São Paulo no último dia 4 de agosto. A capital paulista foi a quinta a receber a tecnologia. Para que fosse possível a disponibilização, às operadoras de telefonia realizaram uma força-tarefa e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi convencida a liberar o sinal.
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) até o último dia 29 de julho, mantinha a capital fora da linha de cidades a receber o sinal do 5G, já que metade das quase 890 antenas ainda não tinha filtros instalados para evitar interferências.
Neste caso, o 5G funciona na faixa de frequência de 3,5 GHz (Gigahertz), que vinha sendo ocupada pelas empresas de satélite. Com isso, ao desocupar as faixas de 3,5GHz, é necessário que as teles possam instalar filtros nas antenas de celular, nas antenas parabólicas e equipamentos que captavam os sinais emitidos nesta frequência. Um processo que é classificado pelos técnicos de limpeza.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil