MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo federal sofre novo ataque hacker; mais de 3TB de dados podem estar comprometidos

Não é a primeira vez que o grupo cibercriminoso age contra sistemas do governo federal no Brasil. Especialistas avaliam riscos e comprometimento dos dados

Governo federal ainda não se manifestou sobre o ataque hacker
Governo federal ainda não se manifestou sobre o ataque hacker - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 30/08/2022, às 18h53

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta terça-feira (30) o governo federal foi alvo de um novo ataque ransomware, uma espécie de ataque hacker que bloqueia o acesso aos dados. O grupo cibercriminoso Everest incluiu informações no site deles na deep web sobre invasões em sistemas administrativos federais não divulgados, o acesso à rede foi está sendo vendido a terceiros e pelo menos três terabytes de informações internas comprometidas. Saiba mais detalhes. 

A informação foi divulgada por empresas como a Darktracer do setor de inteligência, mas sem dar maiores detalhes. As próprias publicações do grupo também não indicam quais pastas do governo brasileiro estariam comprometidas, nem o tipo de dados que os responsáveis ​​afirmam ter.

No entanto, não é a primeira vez que o grupo Everest aparece em páginas de notícias relacionadas a um ataque a um órgão federal brasileiro. Eles partiram para a ofensiva, inclusive no Brasil, desestruturando os sistemas da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, do Ministério da Economia; governos do Peru, EUA e Argentina também já foram vítimas.

+++ Voto em trânsito: TSE libera consulta para eleitores. Descubra local de votação

Governo federal ainda não se manifestou sobre o ataque hacker

Em dezembro, o grupo de segurança digital NCC listou o grupo Everest como uma ameaça a ataques a departamentos governamentais em 2022. Em um relatório, os especialistas observaram que essas operações incluem não apenas o bloqueio e extração de dados, mas também a comercialização de gateways em sistemas comprometidos que podem ser usados ​​por meses e levar a novos ataques.

Para ouvir um posicionamento do governo, Canaltech entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social do governo federal para obter mais informações, mas não obteve resposta antes da publicação desta matéria, que será atualizado à medida que novas informações forem disponibilizadas.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.