Mais de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios foram notificados pelo INSS para fazer prova de vida; Veja detalhes
Jean Albuquerque Publicado em 04/02/2024, às 10h29
Mais de 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios foram notificados pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) para comprovar que estão vivos, a conhecida prova de vida.
É importante destacar que o instituto identificou uma dificuldade significativa em localizar os 4.351.557 de beneficiários nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março, em nenhuma das bases de dados disponíveis. Diante dessa situação, esses beneficiários estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por notificação bancária.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
Conforme orientação do INSS, aqueles que receberem a notificação devem realizar a prova de vida por meio do aplicativo ou site Meu INSS, na rede bancária ou comparecendo pessoalmente a uma agência do INSS. É fundamental ressaltar que, caso a prova de vida não seja efetuada no prazo de 60 dias após a notificação, o pagamento dos benefícios poderá ser suspenso.
+ Ministro dos direitos humanos critica possibilidade de privatização de presídios
A Portaria nº 1.408 publicada pelo Instituto estabelece as regras para a comprovação da prova de vida do INSS. Veja abaixo:
Ainda de acordo com o documento, ficam suspensos durante o ano de 2022, o bloqueio ou suspensão de pagamento de benefícios do INSS por falta de comprovação de vida. Quando não for possível a comprovação pelos meios citados, o órgão federal irá comunicar a necessidade da realização da prova, que será realizada preferencialmente por um meio eletrônico.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil