MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

INSS convoca milhões de beneficiários para Prova de Vida. Confira formas de comprovação

Desde 2023, o INSS assumiu a responsabilidade de verificar a existência dos beneficiários por meio do cruzamento de informações. Veja detalhes do processo

Veja as formas de comprovação da Prova de Vida do INSS
Veja as formas de comprovação da Prova de Vida do INSS - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/02/2024, às 19h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a convocação de 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para realizar a prova de vida, um requisito essencial para a continuidade dos pagamentos. Desde 2023, o INSS assumiu a responsabilidade de verificar a existência dos beneficiários por meio do cruzamento de informações com outros órgãos.

No entanto, o instituto identificou dificuldades em localizar 4,3 milhões de beneficiários nascidos em janeiro, fevereiro e março em qualquer base de dados. Para solucionar essa questão, o INSS está notificando esses beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS, do número 135 ou por notificação bancária.

Aqueles que receberem a notificação devem realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, em agências bancárias ou comparecendo a uma agência do INSS. O não cumprimento desse procedimento no prazo de 60 dias após a notificação pode resultar no bloqueio do pagamento.

Veja as formas de comprovação da Prova de Vida do INSS

O INSS oferece diversas formas de comprovação da vida, visando facilitar o processo para os beneficiários. Entre as opções aceitas estão o acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro, contratação de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades parceiras, realização de perícia médica (presencial ou por telemedicina).

Além disso, também é possível por meio de atendimento no sistema público de saúde ou em rede conveniada, vacinação, cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública, atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), votação nas eleições, emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho,

Ademais, outra opção é a carteira de identidade e alistamento militar, além da declaração de Imposto de Renda, tanto como titular quanto dependente. Essas medidas visam tornar o processo de prova de vida mais acessível e eficiente para os beneficiários do INSS.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.