Não paguei o IPVA 2023, posso perder a CNH? Veja qual a penalidade para o motorista que deixar de quitar o imposto. Confira todas as datas
Jean Albuquerque Publicado em 11/01/2023, às 14h45
No início do ano muitos motoristas começam a se preocupar com o pagamento do IPVA 2023 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Além da dúvida sobre o que pode acarretar o não pagamento do imposto.
Aproveitar descontos e as melhores condições para pagamento ajuda no planejamento financeiro, já que janeiro costuma ser o mês de maior gasto das famílias.
Os condutores de alguns estados podem receber descontos que chegam a até 20% do valor total do imposto. No entanto, para que possa ser concedida essa dedução, o IPVA precisa ser pago antecipado ou em cota única.
+ Salário mínimo proposto por Lula pode ser quatro vezes maior do que o apresentado por Bolsonaro
O IPVA SP 2023 ficará mais caro em média 10,77% para os proprietários de veículos, tendo como base a estimativa de preços praticados no varejo, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
O aumento praticado este ano é menor do que o do ano passado, que foi de 22,54%. A informação foi divulgada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo do Estado de São Paulo no último dia 20 de dezembro.
O parcelamento ocorrerá diferente do ano que vem, com variação de três a cinco parcelas a depender do valor do imposto a ser pago. O condutor que efetuar o pagamento integralmente em janeiro irá receber um desconto de 3%.
Aqueles que optarem por parcelar a partir do primeiro mês do ano ou quitar em única em fevereiro não terá desconto como ocorreu no ano passado. O governo estadual tem a expectativa de que o IPVA 2023 irá render cerca de R$ 23,4 bilhões aos cofres públicos.
Existem aproximadamente 27 milhões de veículos no Estado de São Paulo. Dentre eles, 17,9 milhões terão que pagar o IPVA, já 8,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.
No caso das alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados, nada mudou. Com isso, os carros de passeio tem 4%, motocicletas e similares, caminhonetes cabines simples, micro-ônibus e maquinário pesado 2%, para caminhões 1,5%. os veículos de locadoras pagam 1%.
Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Caminhões e tratores
Prazo final para pagamento do IPVA parcelado é a mesmo para todos os finais de placa:
O cidadão que não pagar o IPVA terá multa de 0,33% ao dia e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a taxa de penalidade é fixada em 20%.
Se a inadimplência persistir, a multa aumentará para 40% do valor do imposto, além disso, o nome do proprietário será listado no cartão do estado, impedindo-o de tomar qualquer crédito nas faturas paulistas. Além disso, os devedores podem ser processados se o procurador-geral do estado protestar.
Os inadimplentes não poderão efetuar pagamentos após os prazos das licenças descritos no calendário acima. Portanto, o veículo poderá ser apreendido, multado e descontado em sete pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil