Pente-fino em benefícios do Bolsa Família é confirmado por ministro de Lula

Novo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias do governo Lula confirmou que será realizado um pente-fino em benefícios do Bolsa Família

Jean Albuquerque   Publicado em 02/01/2023, às 15h36

Agência Brasil - Bolsa Família

O programa de transferência de renda que voltou a se chamar Bolsa Família passará por um verdadeiro pente-fino, a informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social,  Wellington Dias. 

O governo pretende analisar todos os benefícios para saber se há casos de irregularidades. No entanto, o ministro não deu prazo para que a revisão seja concluída, mas essa medida já era esperada. 

+ Preço da gasolina vai subir? Decreto adia alta

Alterações no Bolsa Família 

Ainda no momento da transição, o novo governo já pretendia realizar algumas mudanças no programa, além da realização da reavaliação dos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico), também podem ser alteradas regras. 

Ao sair da cerimônia de posse do ministro da Fazenda Fernando Haddad, Dias afirmou ao UOL que irá fazer uma revisão. "Vamos fazer uma revisão. Qualquer número é chute". 

Após ser questionado, ele também disse ao portal que não é possível cravar uma estimativa sobre quantas pessoas poderiam deixar o CadÚnico. Até dezembro de 2022, o Auxílio Brasil tinha mais de 21 milhões de beneficiários. 

Trabalho em conjunto 

O ministro do Desenvolvimento também disse que irá trabalhar em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realizar a revisão das famílias inscritas para receber o benefício. 

Ainda de acordo com ele, no momento não é possível calcular o custo total do programa após excluir os cadastros que não se enquadram nas novas regras. "Vamos trabalhar uma espécie de censo especial para o cadastro", disse ao UOL. 

Sobre possíveis fraudes, ele afirmou que "tem gente ilegalmente dentro e tem quem tem direito e está fora". As fraudes e erros em benefícios sociais têm ocorrido desde a implementação do Auxílio Emergencial durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19.  

Especialistas têm alertado para a necessidade de realizar uma revisão nas bases de dados para que possam ser evitadas possíveis fraudes e recebimentos irregulares. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Bolsa Família pente-fino
Sociedade Brasil