O levantamento da Brasmarket contraria as pesquisas eleitorais que apontam o ex-presidente Lula à frente de Bolsonaro na corrida à presidência. Saiba mais
Redação | redacao@jcconcursos.com.br Publicado em 16/09/2022, às 16h58 - Atualizado às 19h56
O Instituto Brasmarket Inteligência em Pesquisa, que prevê a vitória de Bolsonaro no 1º turno nas Eleições 2022, está sendo acusado de fraude pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR). A denúncia foi feita pelo Diretório Estadual do MDB (extinto PMDB) do estado. De acordo com uma análise da Fundação Pedroso Horta, a Brasmarket descumpriu uma série de exigências legais para publicação de uma pesquisa eleitoral.
As exigências do MDB, de acordo com a lei eleitoral, são que essas empresas forneçam informações sobre fontes de recursos de trabalho, pagadores, métodos de uso, planos de amostragem, ponderação de gênero, idade, situação econômica, nível de escolaridade, pesquisas de extensão territorial, margem de erro, lista nominal de pesquisadores e acesso a sistemas de controle interno.
A desconfiança do MDB foi agravada por outra denúncia contra a Brasmarket no Espírito Santo sobre manipulação de resultados de pesquisas. Sérgio Vidal (PDT), prefeito de Serra, publicou um anúncio em jornais locais e estaduais alegando que a Brasmarket pedia US$ 190 mil para a distribuição de uma pesquisa. Ele afirmou que o levantamento mostrava que ele era o administrador mais popular da região da Grande Vitória.
Como resultado dessa reclamação, o MDB decidiu levar a Brasmarket à Justiça para consolidar ainda mais sua decisão de questionar a empresa em questão.
+++ FGV oferece curso gratuito de economia para estudantes de ensino médio
O levantamento da Brasmarket contraria todas as pesquisas que apontam o ex-presidente Lula (PT) à frente de Bolsonaro (PL) na corrida à presidência. No levantamento divulgado nesta quinta-feira (15), o instituto mostra o presidente Jair Bolsonaro aparece com 43,5% das intenções de voto e Lula vem logo atrás com 30,5%.
O resultado estranha parte dos eleitores, já que pesquisas de institutos consolidados não fazem a mesma projeção. Em uma pesquisa no Site Confiável, o domínio da Brasmarket só existe há quatro meses. A análise aponta o site do instituto como 35% confiável e 65% não é confiável. “Cuidado. Esse site é relativamente novo”, aponta a verificação.
Segundo o site Wayback Machine, uma das ferramentas mais conceituadas para o registro de páginas na internet, o primeiro histórico de publicação do Instituto Barmarket ocorreu em 16/08/2022, as 19:14:31, scaneando e gravando os primeiros resultados de indexação na internet.
Confira algumas dicas para identificar sites fraudulentos
Veja algumas dicas sugeridas pelo Site Confiável para ajudar você a entender melhor os dados de uma empresa:
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil