Líder de acertos em eleições no mundo, instituto AtlasIntel aponta para vantagem de Lula; petista tem 53% dos votos válidos, ante 47% de Bolsonaro
Jean Albuquerque Publicado em 24/10/2022, às 17h04
O instituto AtlasIntel, que é líder de acerto nas eleições no mundo, diz que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou. O levantamento foi divulgado pelo PollsterGraph, nesta segunda-feira (24).
De acordo com o levantamento em nível nacional, o petista tem 52,4% dos votos totais, a partir dos resultados que foram coletados até o dia 22. Segundo a pesquisa, Lula cresceu 09 pontos percentuais e alcançou 53% dos votos válidos.
O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46,5% dos votos totais e 47,6% dos votos válidos. O candidato do PL caiu 0,3 pontos percentuais em votos totais. Com isso, a vantagem do ex-presidente aumentou de 4,6 para 5,8 pontos percentuais em votos totais e de 4,8 para 6 pontos percentuais em votos válidos.
Embora ambas as variações estejam dentro da margem de erro, isso não significa que a estabilidade seja o cenário mais provável. Dado o tamanho da mudança, uma evolução real na intenção de voto provavelmente irá favorecer Lula.
A margem de erro é de 1 ponto percentual e o nível de confiança (a probabilidade do resultado estar dentro da margem de erro) é de 95%. Os dados foram coletados online entre os dias 18 e 22, com a participação de 4.500 eleitores em 1.404 cidades. A própria AtlasIntel contratou essa investigação e seu registro no TSE é BR-06415/2022.
+ Fraudes em empréstimos: bancos devem parar de debitar valores, decide Justiça
Contrariando os institutos de pesquisas, como Datafolha, IPEC e Quaest, o Atlas aponta crescimento de Lula. Além de destacar um conjunto de fatores favoráveis ao petista, tanto em sua imagem pessoal quanto na de Bolsonaro e na avaliação do governo, o que pode impactar no cenário eleitoral para o segundo turno do pleito eleitoral de 2022.
A avaliação do AtlasIntel é de que se o caso envolvendo o ex-parlamentar Roberto Jefferson, que aconteceu ontem (23), tenha impacto nas eleições, as chances de Bolsonaro ser reeleito podem diminuir ainda mais.
De acordo com o instituto, o crescimento do líder petista pode ser motivado pela transferência dos votos que eram de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno. Em relação à senadora que declarou apoio a Lula, o percentual dos eleitores que declararam voto em Lula cresceu de 54,2% para 69,6%. Um crescimento de 25 para 51,4 pontos da vantagem de Lula entre os eleitores de Tebet. Já no caso dos eleitores do Ciro Gomes, Lula que tinha 41,6%, agora tem 51,3%.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil