Polícia Federal deflagrou neste domingo (24) Operação "Murder Inc.", que prendeu três suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco
Jean Albuquerque Publicado em 24/03/2024, às 09h54
A Polícia Federal (PF) deflagrou neste domingo (24) a Operação "Murder Inc.", um marco crucial na busca por justiça para o brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018.
A ação também visa esclarecer a tentativa de homicídio contra a assessora Fernanda Chaves, que presenciou o crime. Três figuras de alto perfil foram presas; saiba quem são abaixo:
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
A operação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre 12 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro. A ação conta com o apoio da Procuradoria-Geral da República (PGR), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O foco da investigação recai sobre os autores intelectuais dos crimes, buscando desvendar a trama por trás do assassinato de Marielle e Anderson. A investigação também apura os crimes de organização criminosa e obstrução de justiça.
A irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou as redes sociais para comentar sobre a operação: “Estamos mais perto da Justiça”, considerou Anielle. “Só Deus sabe o quanto sonhamos com esse dia! Hoje é mais um grande passo para conseguirmos as respostas que tanto nos perguntamos nos últimos anos: quem mandou matar a Mari e por quê?”
+ Vacinação contra gripe em São Paulo começa na próxima semana para 18 milhões de pessoas
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destacou o papel do governo federal no esclarecimento do crime: “Medidas tomadas desde o início do mandato do presidente Lula foram decisivas para o esclarecimento do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes”, afirmou Pimenta.
“O Governo Federal seguirá cumprindo o seu papel para combater essas quadrilhas violentas que cometem graves crimes contra as famílias brasileiras. A continuidade das investigações vai com certeza esclarecer vários outros crimes”, acrescenta.
A Operação “Murder Inc.” representa um passo significativo na busca por justiça para Marielle, Anderson e seus familiares. A investigação demonstra o compromisso das autoridades em desvendar o crime e punir os responsáveis, pondo fim à impunidade que pairava sobre este caso emblemático.
A sociedade brasileira acompanha com expectativa o desenrolar das investigações e espera que a verdade seja finalmente revelada. O legado de Marielle Franco, como defensora dos direitos humanos e da justiça social, continua inspirando a luta por um país mais justo e igualitário.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil