Outras 40 milhões de doses da Pfizer serão entregues até o fim do primeiro semestre de 2023. O ministério destacou que o imunizante é seguro e tem aprovação da Anvisa
Pedro Miranda Publicado em 20/01/2023, às 20h38
Na tarde desta sexta-feira (20), o Ministério da Saúde recebeu da Pfizer um carregamento de 7,2 milhões de doses de vacinas pediátricas e Baby contra a Covid-19. As vacinas, são as primeiras de um total de 7,7 milhões de doses, fazem parte de um termo de um aditivo fechado entre o ministério e o laboratório que prevê 50 milhões de doses da vacina para crianças de seis meses a 11 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, na madrugada deste sábado (21), está prevista a entrega de um novo lote, com mais 550 mil doses. Muitas das vacinas estão sendo enviadas para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.
Do total entregue nesta sexta e que deve ser entregue neste sábado, 4,5 milhões de doses são da vacina chamada Baby, que será aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos. As outras 3,2 milhões de doses são de vacinas pediátricas, que serão aplicadas ao público em geral de 5 a 11 anos.
+++ Revalida 2023: prazo para inscrição da primeira etapa do exame termina hoje
A Pfizer informou que as 42,3 milhões de doses restantes do contrato serão entregues ao Brasil até o final do primeiro semestre deste ano, apesar das tentativas de entregá-las antes. Segundo o ministério, as vacinas serão analisadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde antes de serem distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal.
Além de prevenir mortes, vacinar crianças contra a Covid-19 é fundamental para proteger a população de doenças graves. O ministério destacou que o imunizante é seguro e tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Pfizer também disse que, além das vacinas pediátricas e Baby, 19,4 milhões de vacinas bivalentes serão entregues ao governo brasileiro em janeiro. Destes, 9,2 milhões foram entregues. O restante deve chegar ao Brasil até 30 de janeiro. A vacina bivalente é adequada para pessoas com mais de 12 anos de idade e protege contra a cepa original do coronavírus, bem como certas sub variantes da Ômicron.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Sociedade Brasil